Isaac Bardavid, o dublador do Wolverine, morre aos 90 anos de idade

Capa da Publicação

Isaac Bardavid, o dublador do Wolverine, morre aos 90 anos de idade

Por Melissa de Viveiros

O dublador Isaac Bardavid faleceu hoje (1), após ter sido internado em estado grave no fim de janeiro em decorrência de um enfisema pulmonar. A última atualização de seu estado de saúde anterior à confirmação de seu falecimento havia sido feita há dois dias por meio do Instagram oficial do ator, que permanecia em estado grave apesar de apresentar uma melhora.

Dois outros dubladores, Garcia Junior Marco Ribeiro, confirmaram a morte do dublador. Ambos prestaram homenagens ao colega de profissão e lamentaram a perda.

Muito conhecido por ser a voz do Wolverine em português, Bardavid também deu voz ao Esqueleto, de He-Man, o Tigrão, de Ursinho Pooh, o Senhor do Fogo Ozai em Avatar: A Lenda de Aang, o Phil, em Hércules, e o Corki de League of Legends, entre muitos outros. Além de ser seu papel mais notável, dar voz a Wolverine era o papel favorito do dublador.

O dublador ao lado de Hugh Jackman.

Além da dublagem, Bardavid era ator, e participou de inúmeras produções televisivas. Ele atuou nas novelas A Escrava Isaura (1976), O Cravo e a Rosa (2000), entre inúmeras outras. Seu papel mais recente na TV foi o de Álvaro em Carcereiros (2021).

A Legião dos Heróis lamenta o falecimento do dublador.