Jojo Pose: A influência da moda no universo de JoJo’s Bizarre Adventure
Jojo Pose: A influência da moda no universo de JoJo’s Bizarre Adventure
Como JoJo’s Bizarre Adventure influencia e é influenciado pela moda?
JoJo’s Bizarre Adventure é uma obra mundialmente conhecida do mangaká Hirohiko Araki e ficou popular não só pela sua história, mas também por seus personagens marcantes, cores vibrantes, poses diferenciadas e, claro, muito estilo. Ao longo dos anos, a obra de Araki bebeu muito da fonte da moda, mas também se tornou referência para diversas grifes da alta costura e a moda como um todo. Bora entender mais sobre essa relação?
- Importância dos figurinos para a narrativa
- A moda, a obra e o criador
- GUCCI x JOJO
- Outras parcerias
- Ilustrações do mundo da moda como inspiração
JoJo’s Bizarre Adventure é um mangá publicado desde 1984 no Japão. A série já vendeu mais de 70 milhões de exemplares e já foi adaptada de diversas formas. A franquia é icônica no Japão e influenciou diversos outros mangakás, além de ter chegado ao mundo da moda graças ao seu design único!
Importância dos figurinos para a narrativa
Em toda obra de ficção o figurino dos personagens são peça fundamental para a narrativa, afinal é uma das ferramentas para ambientar uma história, seja historicamente ou regionalmente. Com JoJo’s Bizarre Adventure não foi diferente! Os trajes dos personagens desde a primeira temporada da animação (e primeiro capítulo do mangá) até a última lançada recentemente (Stone Ocean) nos mostrou a passagem de tempo e nos ajudou a passar pelas décadas junto com os descendentes da família Joestar.
Essa história começa em 1888, quando acompanhamos a trama de Jonathan Joestar e seu irmão adotivo, Dio Brando. As roupas não só nos remetem a essa época como nos mostram as classes sociais de cada personagem apresentado nessa primeira parte. Na medida em que os outros JoJo’s vão aparecendo, os looks vão se adaptando a modernidade até termos esse show de referências.
A moda, a obra e o criador
Hirohiko Araki é um homem assumidamente apaixonado por moda e música e essa é a sua maior influência na hora de dar vida aos seus personagens. Alguns exemplos disso são as referências que tira da Versace, das fotos da revista Vogue e Moschino, grandes influências no mundo da alta costura. Muitas das “JoJo Poses” foram inspiradas nos ensaios com modelos da Vogue, que faziam poses irreais com seus corpos, mas que eram anatomicamente diferentes e precisas.
Ao longo da obra, existem diversos personagens e ataques que foram nomeados com nomes de música e bandas de rock, como por exemplo: Killer Queen (referente ao Queen), Crazy Diamond e Echoes (Pink Floyd), Red Hot Chilli Peppers, além de alguns personagens serem inspirados nos cantores Prince, David Bowie e Axl Rose, o que mostra a admiração do mangaká pelo rock’n roll.
Também temos referências a grandes nomes de estilistas relevantes em seus personagens: Ermes Costello (Hermes), Emporio (Emporio Armani), McQueen (Alexandre McQueen), Donatelo Versus (Versase), Enrico Pucci (Emilio Pucci) e muitos outros.
GUCCI x JOJO
Em 2010, uma grife japonesa voltada para o público masculino criou uma coleção temática inspirada em JoJo’s Bizarre Adventure e esse foi o primeiro passo para o sucesso da parceria entre o anime/mangá e a indústria da moda. Nessa colaboração, foram produzidos broches em formato de joaninha, assim como os do protagonista da quinta temporada Giorno Giovanna; gravatas inspiradas no vilão Yoshikage Kira, que aparece na quarta temporada; e cintos inspirados no de Joseph Joestar, o segundo protagonista da série.
Não demorou muito para que mais grifes olhassem com atenção para a obra de Araki e seu conceito próprio. A própria GUCCI fez algumas parcerias, sendo a primeira um one-shot desenhado pelo mangaká onde seus personagens vestem looks da coleção Outono/Inverno 2011/2012. A revista Spur (de moda japonesa feminina) publicou esse one-shot no mesmo ano.
Em 2011, o mangaká também desenhou uma capa e um editorial com um total de 16 páginas para comemorar seus 30 anos de sua carreira e os 90 anos de fundação da GUCCI. Com Rohan Kishibe estrelando e usando roupas da coleção de outono/inverno da grife italiana, a própria GUCCI chegou a decorar suas lojas com os desenhos resultados dessa parceria e isso se repetiu algumas vezes…
Em 2013, essa parceria incrível foi retomada e nomeada de GUCCI X JOJO. Dessa vez a grande estrela foi Jolyne Kujo, a única protagonista feminina da franquia. Além de criar as artes, Araki também criou um mangá one-shot publicado também na Spur e nomeado de Jolyne, Fly High with GUCCI. Dessa vez suas artes não ficaram restritas ao Japão, sendo expostas em mais de 70 lojas GUCCI ao redor do mundo.
Outras parcerias
A GUCCI não foi a única que viu potencial em JoJo’s Bizarre Adventure. Veja a seguir outras grandes marcas que já assinaram uma colaboração com a franquia:
- BVLGARI: essa ocorreu em 2017 e contava com inúmeros artigos de luxo desenhados pelo próprio Hirohiko Araki inspirados pelo Stand Killer Queen. Entre bolsas, sacolas, chaveiros e cachecóis, o artista teve total liberdade para criar o design desses acessórios;
- GLAMB: outra parceria de 2017, dessa vez o foco foram duas temporadas do anime (Stardust Crusaders e Diamond Is Unbreakable). Com um estilo mais urbano, essa coleção apresentou principalmente camisetas, jaquetas e coletes com desenhos estilizados dos personagens e seus Stands;
- VANS: essa é uma marca de calçados muito popular ao redor do mundo quando o assunto é streetwear. Inspirados na temporada Golden Wind, os tênis vem referenciando dois dos principais personagens dessa saga: Giorno Giovanna e Bruno Bucciarati e até a caixa desses tênis recebeu uma customização idealizada pelo mangaká;
- SEIKO: até relógios super estilosos os personagens da série já inspiraram, dessa vez com a Seiko criando uma coleção inteira com os 7 personagens principais da temporada Golden Wind – Giorno Giovanna, Bruno Buccellati, Narancia Ghirga, Guido Mista, Leone Abbacchio, Trish Una e Pannacotta Fugo. Todos os relógios seguem as cores desses personagens e vem com uma caixa estilizada no melhor estilo JoJo;
Ilustrações do mundo da moda como inspiração
Tony Viramontes é um famoso ilustrador das décadas de 70 e 80 que já criou para grandes nomes como Versace, Chanel, Valentino e Paloma Picasso, além de já ter trabalhado com renomados fotógrafos da Vogue. Quando comparamos suas artes com algumas criadas por Araki as referências são visíveis, um ótimo exemplo é a comparação entre An Ideal Woman com Kars for The Pillar Men de Araki.
As famosas JoJo Poses também são grandes referências ao trabalho de Viramontes, que era conhecido por colocar suas modelos em diversas poses que saiam do convencional e alinhavam o corpo de uma forma única!
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