Como os Illuminati surgiram nos quadrinhos da Marvel?
Como os Illuminati surgiram nos quadrinhos da Marvel?
Saiba como a equipe de gênios da Marvel se uniu!
Nos últimos dias, não se fala sobre outra coisa que não sejam os Illuminati. A equipe dos quadrinhos pode estar prestes a chegar nos cinemas em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, algo que parece ter ficado mais evidente com o lançamento do segundo trailer do filme. Porém, poucos sabem que essa união nos quadrinhos trouxe várias consequências históricas para o Universo Marvel.
Criados por Brian Michael Bendis e Steven McNiven nas páginas de New Avengers #7, de 2005, esse grupo de pensadores, cientistas e gênios foi criado com o intuito de resolver situações grandiosas antes mesmo que isso fosse levado a conhecimento do público, ao mesmo tempo em que trocavam informações e ideias para que pudessem lidar com diferentes problemas da forma mais justa e racional o possível.
O grupo original contava com seis membros: Doutor Estranho, Namor, Homem de Ferro, Professor X, Raio Negro e Senhor Fantástico, surgindo após um evento avassalador que mudou para sempre o rumo das histórias do Universo Marvel: a Guerra Kree-Skrull. Eventualmente, outros integrantes se juntaram à equipe, como o Pantera Negra e o Fera.
Uma semana após o encerramento da Guerra Kree-Skrull, Tony Stark teria feito uma reunião com um grupo de aliados, dando a ideia para os Illuminati. Ele disse que todos, separadamente, sabiam das ameaças e de como a batalha entre Kree e Skrull poderia afetar a Terra, mas que por se isolarem em seus respectivos grupos, ninguém teria impedido a guerra antes dela começar. Stark também ressaltou que os alienígenas viam os heróis da Terra como as maiores autoridades do planeta, e já era hora deles agirem como tal.
Inicialmente, esse plano não foi bem recebido. Namor, Stephen Strange e Reed Richards argumentaram que não havia como eles guardarem mais segredos, e que nenhum deles conseguia manter suas próprias equipes bem, quem dirá lidar com ameaças ainda maiores. Ainda assim, eles decidiram se reunir para trocar informações e trazer algumas ideias para como solucionar problemas, embora não partissem direto para a ação.
Durante a fundação, o Pantera Negra também teria sido convidado por Tony, mas acabou recusando o papel nos Illuminati por ter várias discordâncias com a equipe e por tentar proteger os principais segredos de Wakanda. Ainda assim, ele oferecia conselhos para os heróis até se tornar parte da equipe. Com os anos, os Illuminati se uniram para resolver grandes questões, como a ascensão de Thanos, a fúria incontrolável do Hulk e até a mente perturbada do Sentinela.
Nas reuniões, Charles Xavier atuava como mediador, usando sua telepatia para se certificar de que ninguém seria um traidor da equipe. Aos poucos, essas reuniões se tornaram cada vez mais frequentes e, durante a Nova Marvel, o grupo precisou partir para a ação para enfrentar as Incursões, eventos que destruíam universos interiores, fazendo um colapso sistêmico do Multiverso. Isso aconteceu na revista dos Novos Vingadores, de Jonathan Hickman.
O interessante, no entanto, é observar que o grupo foi criado a partir de um retcon. Apesar de terem aparecido pela primeira vez em 2005, eles já atuavam secretamente desde a década de 70, período após a Guerra Kree-Skrull. Infiltrados na alta cúpula da comunidade heroica da Marvel, eles tomam decisões que muitos heróis sequer sabem, e são poucos os heróis “de fora” que sequer sabem sobre a existência dos Illuminati.
E aí, será que veremos o grupo no MCU?
Doutor Estranho no Multiverso da Loucura estreia no dia 6 de maio.
Abaixo, veja também: