Hugh Jackman será o Wolverine do MCU? Entenda
Hugh Jackman será o Wolverine do MCU? Entenda
Será que o ator retornou oficialmente para o papel do Wolverine?
Desde que Ryan Reynolds anunciou que Hugh Jackman retorná como Wolverine em Deadpool 3, os fãs do grande mutante estão se perguntando quais implicações isso terá para o futuro do MCU e se o ator permanecerá como o Carcaju nos próximos filmes deste universo. Para esclarecer as dúvidas, compilamos alguns fatos e informações que sugerem que tudo não passa de uma participação especial.
- A aposentadoria de Logan
- É um filme do Deadpool
- A viagem no tempo de Deadpool 2
- O que Hugh Jackman já disse sobre o assunto?
- O fator Homem-Aranha
- O aguardado filme dos X-Men
- Afinal, Hugh Jackman será o Wolverine do MCU?
A aposentadoria de Logan
Quando o filme dos X-Men foram lançados pela Fox, o mundo nem imaginava que a Marvel seria a franquia mais lucrativa dos cinemas. Um dos grandes responsáveis pela popularização do gênero super-heróis foi Hugh Jackman, que conquistou uma legião de fãs com sua performance como Wolverine.
Contudo, após 17 anos encarnando o mesmo personagem, o ator se despediu do mutante com Logan, considerado um dos melhores filmes do gênero. A conclusão de sua história foi tão impactante que, tão logo Jackman foi confirmado em Deadpool 3, os fãs já começaram a tentar entender como isso seria possível.
Por conta disso, Reynolds e Jackman apareceram em um outro vídeo no Twitter declarando que Logan continua canônico:
“Como Wolverine ainda está vivo depois de Logan? Logan se passa em 2029, e é algo totalmente separado. Logan morreu em Logan, não vamos mexer nisso.”
Então como seria possível ter o personagem de volta? Simples, é um filme do Deadpool!
É um filme do Deadpool
Desde o primeiro filme do Mercenário Tagarela, vemos Wade fazendo referências ao Wolverine e, principalmente, ao Hugh Jackman. Em partes, isso se deve a amizade de Ryan Reynolds com o ator, mas também serve como um fan service para os fãs dos quadrinhos, que gostam muito das interações entre os dois personagens.
Apesar de toda a animação em torno do retorno de Hugh — algo que está presente até mesmo no primeiro pôster de Deadpool 3 –, não podemos esquecer que a divulgação de Deadpool 2 girava em torno da X-Force, a grande equipe de mercenários com poderes bizarros que foi morta de forma brutal nos primeiros minutos em que foram introduzidos.
Portanto, conhecendo a maneira que a franquia Deadpool gosta de sacanear as expectativas do público, os clichês do gênero super-herói e roteiros fracos, é bem provável que Wolverine esteja no filme apenas como uma participação especial, servindo justamente como o fan service que tem ficado cada vez mais popular neste universo.
Mais do que isso, Deadpool é famoso por quebrar a quarta parede e zoar figuras da cultura pop (ou os estúdios responsáveis por seus filmes). Como não fazemos a menor ideia do que acontecerá neste terceiro longa, pode ser que tudo realmente não passe uma piadinha sobre a compra da Fox pela Disney, ou sobre os planos da Marvel Studios.
A viagem no tempo de Deadpool 2
Outro ponto a ser considerado sobre Deadpool 2 é que sua conclusão mostra Wade viajando no tempo com o apetrecho de Cable. Entrando em uma jornada para corrigir alguns erros do passado, ele mata Ryan Reynolds para impedir o infame filme do Lanterna Verde, salva sua namorada e destrói a sua versão bizarra que aparece em Wolverine: O Filme.
Aproveitando que está cara a cara com o mutante, Wade diz:
“Você vai aposentar suas garras e deixar muita gente triste. Mas um dia seu velho amigo Wade vai te pedir a ação e quando ele fizer isso, diga sim. Eu te amo.”
Por isso, considerando que o próprio Ryan Reynolds deixou claro que o final de Logan ainda é canônico, é bem provável que a explicação para a aparição do Wolverine seja justamente por causa dessas interações com o passado do universo da Fox.
O que Hugh Jackman já disse sobre o assunto?
Apesar de inúmeros fãs clamarem pelo retorno de Jackman, inclusive quando rumores surgiram por conta de uma foto do ator junto de Kevin Feige, Hugh disse em uma entrevista para o Jake Takes, que já havia aposentando suas garras como Wolverine.
“Vamos deixar isso claro, eu percebi… Antes de filmarmos Logan, eu já estava tipo, nós entendemos a ideia. Sabíamos o que ia ser, certo? E eu pensei que era isso. E isso realmente me ajudou, realmente ajudou saber que eu estava indo para minha última temporada, que foi minha última temporada que eu aproveitei ao máximo. E ainda é um personagem que carrego no meu coração. Mas eu sei que acabou. Diga isso para quem você quiser.”
Ainda sobre esse assunto, o ator já havia conversado com o Screen Rant sobre ter finalizado esse capítulo de sua vida:
“Isso é parte do meu passado, cara. […] eu nunca quero que as pessoas sintam que quando eu digo que acabou, é por que estou tratando como algo sem valor. Foi um dos grandes capítulos da minha vida.”
Focado em sua carreira em musicais, Jackman parece ter deixado Wolverine para trás, o que contribuiu para que sua participação em Deadpool 3 seja apenas um momento especial, sem grandes conexões com o futuro do MCU.
O fator Homem-Aranha
Outro ponto a ser considerado é que Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa trouxe o retorno de Andrew Garfield e Tobey Maguire como variantes de Peter Parker, reconhecendo o legado dessas franquias, mesmo que eles estejam “fora” da cronologia oficial do Universo Cinematográfico Marvel.
A participação especial dos atores deu muito certo e trouxe um fator nostálgico que agradou muito os fãs, algo que repercutiu não apenas na recepção dos críticos, mas também em um grande sucesso de bilheteria. A estratégia foi repetida, ainda que em uma escala menor, com a participação de Patrick Stewart como Professor Xavier em Doutor Estranho No Multiverso da Loucura.
Ter Hugh Jackman fazendo uma participação especial como Wolverine é repetir essa receita, agradando o fandom que estava clamando pelo retorno do ator, além de contribuir para uma piadinha do Mercenário Tagarela em busca de mais lucro no MCU.
O aguardado filme dos X-Men
Vamos aos fatos: Wolverine é um dos mutantes mais populares da Marvel, algo que ficou ainda maior após o excelente trabalho de Hugh Jackman. Além do próprio ator já deixou claro que isso ficou no passado, há de se considerar que ele está com 53 anos, algo que é levado em consideração em um papel que demanda tanto esforço físico, como é o caso de Logan.
Agora, após duas décadas de filmes da equipe pelas mãos da Fox, os fãs estão aguardando ansiosamente pela chegada dos heróis no MCU. E ainda que o retorno dos heróis já tenha sido anunciado, o próprio Kevin Feige já disse que só veremos a equipe depois da Fase 6.
Portanto, até os X-Men brilharem no MCU, é pouco provável o estúdio aposte em começar uma nova franquia — especialmente uma que tem o potencial de ser ainda maior (e mais lucrativa) do que os Vingadores — com atores utilizados pelo outro estúdio.
O que podemos ver são pequenas participações especiais (como foi o caso de Patrick Stewart e, agora, com Hugh Jackman), agradando os fãs enquanto o futuro do MCU é preparado.
Afinal, Hugh Jackman será o Wolverine do MCU?
Levando tudo isso em consideração, é pouco provável que Hugh Jackman continue como o Wolverine no MCU e o retorno do ator deve ser apenas uma participação especial divertida em Deadpool 3. Assim, no futuro, quando os X-Men finalmente chegarem em sua nova casa, devemos ter outro ator usando as garras do Wolverine.
Em um momento em que o universo da Marvel apresenta tanto fan service com suas franquias, trabalhando conceitos como versões de universos alternativos ou variantes de linhas do tempo, o retorno de Hugh em um filme do Mercenário Tagarela continua a explorar essas ideias sem afetar negativamente qualquer plano futuro do estúdio.
O novo filme do Deadpool deve continuar a história das produções anteriores, preservando os aspectos +18 apesar de estar no MCU. Além do retorno de Jackman e Reynolds, Deadpool 3 terá direção de Shawn Levy, conhecido por ter colaborado com Reynolds em Free Guy: Assumindo o Controle e O Projeto Adam.
Deadpool 3 estreia em 6 de setembro de 2024.
Aproveite e continue lendo: