Homem-Aranha: Sem Volta para Casa – Pandemia mudou cena decisiva de Tia May no filme
Homem-Aranha: Sem Volta para Casa – Pandemia mudou cena decisiva de Tia May no filme
Momento precisou ser repensado pelas medidas de segurança contra Covid-19 nos sets
Atenção: Alerta de Spoilers!
Muito se fala da chegada de Tobey Maguire e Andrew Garfield em Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, mas outro momento impactante do filme é a morte da Tia May (Marisa Tomei) pelas mãos do Duende Verde (Willem Dafoe). Acontece que essa cena foi severamente modificada por conta da Pandemia de Covid-19.
Presente na vida do Teioso de Tom Holland desde sua introdução em Capitão América: Guerra Civil, Tia May sofre um grave ferimento após a explosão de uma das bombas do Duende Verde. Em seus momentos finais, ela fala que Peter não deve ceder ao ódio, e cita a icônica frase dos “grandes poderes e grandes responsabilidades”.
Ainda que essa conversa final entre Peter Parker e a Tia May fosse planejada, a cena precisou mudar um pouco por conta das limitações da Covid-19. Segundo o co-roteirista Erik Sommers, em entrevista ao GoldDerby (via CBR), esse momento dramático aconteceria em uma ambulância, com May falecendo mesmo após ter sido resgatada pelos médicos:
“Planejamos a cena para se passar no interior de uma ambulância, e tínhamos toda uma versão construída ao redor disso, mas acabou não sendo prático filmar assim durante a pandemia. O que aconteceu foi que tivemos que mudar a cena para outro espaço físico, mantendo todos os elementos que funcionavam e fazendo alguns ajustes.”
O filme foi rodado entre o segundo semestre de 2020 e o começo de 2021, antes da vacinação em massa contra Covid-19, portanto faz sentido que a cena tenha mudado para o saguão do prédio de Happy Hogan (Jon Favreau), que pode muito bem ser replicado em um enorme galpão, mantendo o distanciamento físico entre a equipe.
Emocionalmente, a cena manteve o mesmo teor de despedida, e serve como um ponto de virada para o Peter Parker de Tom Holland.
Homem-Aranha: Sem Volta para Casa segue em cartaz nos cinemas brasileiros. O filme está previsto para chegar ao streaming ainda em 2022, e será lançado no catálogo da HBO Max, que também conta com os outros dois filmes do Teioso de Tom Holland.
Aproveite e confira: