Homem-Aranha Sem Volta para Casa: Duende Verde não seria o vilão principal do filme
Homem-Aranha Sem Volta para Casa: Duende Verde não seria o vilão principal do filme
Originalmente, participação do vilão seria bem menor!
Atenção: Alerta de Spoilers!
Um dos filmes mais emocionantes já produzidos pela Marvel Studios, Homem-Aranha: Sem Volta para Casa veio para dar uma conclusão mais do que satisfatória para a trama de Peter Parker, ao mesmo tempo em que abre uma miríade de possibilidades para o Universo Cinematográfico da Marvel. E muito do que tornou o longa esse fenômeno absurdo foram os retornos de personagens clássicos de outras franquias do Aranha.
Embora existam duas participações de heróis que são lembradas com carinho até agora, os vilões também formam a base mais sólida da narrativa – em especial, o Duende Verde de Willem Dafoe, que retorna ao papel quase vinte anos desde sua primeira aparição no Homem-Aranha original de Sam Raimi. Ele toma as rédeas do antagonismo no filme e se torna um verdadeiro desafio para Peter Parker.
Porém, nem sempre esse foi o plano dos roteiristas. Em uma nova entrevista com o Gold Derby, um dos roteiristas responsáveis pelo longa, Chris McKenna, falou sobre os desafios da produção. Inicialmente, o Duende Verde seria apenas mais um vilão dentro de uma vasta gama de personagens, mas alguns problemas fizeram com que ele virasse o principal antagonista da trama – para a felicidade de muitos fãs:
“Esse filme passou por uma rápida mudança. [O Duende Verde] não seria o principal vilão. Por boa parte da primeira versão do roteiro, ele não era o vilão principal, ele era um vilão. E então nós perdemos outros personagens e pensamos: ‘Tem que ser ele. Ele agora é o cara que é o antagonista do filme. Nós temos que torná-lo o antagonista’.”
Embora não descreva exatamente quem, McKenna cita que eles “perderam outros personagens“, o que é um baita indício de que mais vilões estavam sendo considerados para o filme. Não sabemos se esses outros vilões seriam trazidos de outras realidades ou se seriam já nativos do Universo Cinematográfico da Marvel. Isso cria um terreno livre para especulações dos fãs, especialmente depois da revelação de que Mystério estaria no filme.
McKenna conclui sua ideia dizendo que o Duende Verde representa “o outro lado de May [Parker]“, e que isso motivou a equipe a colocá-lo como o vilão principal da trama – o que faz muito sentido se levarmos em conta como Norman Osborn e May Parker possuem algumas interações ao longo do filme, o que só torna mais doloroso um certoplot twist feito na metade da trama.
O roteirista finaliza:
“Então, enquanto estávamos desenvolvendo o roteiro enquanto escrevíamos e filmávamos, nós percebemos: ‘Oh, Norman/Duende tem que ser o vilão. Como fazemos isso?’ Então, ele se tornou a peça central do filme, algo que ele não era antes. O Duende estava lá, mas não era isso.”
Vale lembrar, no entanto, que Duende Verde não é o único vilão a ser trazido de franquias anteriores do herói. Nós temos ainda o Doutor Octopus (de Homem-Aranha 2), o Homem-Areia (de Homem-Aranha 3), o Lagarto (de O Espetacular Homem-Aranha) e o Electro (de O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro). Juntos, eles formam um grupo de inimigos – embora alguns, como o Doutor Octopus, sejam redimidos ao longo da história.
Homem-Aranha: Sem Volta para Casa ainda está em cartaz em alguns cinemas.
Abaixo, confira também: