Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa – Dubladores contam tudo sobre como foi manter segredo sobre o filme
Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa – Dubladores contam tudo sobre como foi manter segredo sobre o filme
Teve gente até sendo subornada para contar!
Por meses, antes de estrear, Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa foi o assunto mais comentado da internet. Todo mundo queria descobrir quem estaria no filme até o último instante, deixando o elenco de atores e dubladores em um verdadeiro sufoco. E para comemorar a chegada do filme nas plataformas digitais, conversamos com os principais dubladores do longa sobre como foi a experiência de manter segredo sobre o filme mais aguardado da década.
As especulações se intensificaram em novembro, quando o segundo trailer foi ao ar. Havia uma cena na versão nacional da prévia em que ficava evidente que o Homem-Aranha de Andrew Garfield e Tobey Maguire haviam sido apagados digitalmente para manter o suspense. Desse momento em diante, os fãs brasileiros começaram a lotar a caixa de mensagem dos dubladores, na esperança de encontrar uma confirmação.
E nesta frenesi descontrolada rolou muitas histórias engraçadas. Manolo Rey, que deu voz ao Tobey Maguire e dirigiu o filme, conta que recebeu até propostas de pagamentos em PIX para revelar o segredo antes da hora, das quais ele claramente ignorou.
“Se eu tirasse um print para você do meu Instagram, principalmente, tinha até oferta de PIX,” comenta, “Se eu somasse tudo, eu acho que saia uns 50 a 100 mil [reais]! Porque eu já vi pix ali de R$ 10 mil.”
O ator ainda lembrou de uma pessoa que chegou a mandar dois áudios bem engraçados: o primeiro intimidando o dublador a contar e um segundo arrependido implorando por uma resposta. Como diretor, Manolo recebeu a notícia antes de todo o elenco, cerca de dois meses antes do lançamento do filme, e conta que se emocionou ao ler o roteiro.
“E o filme, quando a gente vê nesse caso, ele tá fechado. Ou seja, você não vê as imagens todas,” revela Manolo, “Só vê a boca dele. Tinha coisas que não mostravam, como a roupa do Electro. Não mostravam. Porque ainda tavam trabalhando no CGI. O rosto do Tobey, do Andrew, as roupas, várias coisas não mostravam.”
Wirley Contaifer, que dubla o Tom Holland em todo o Universo Cinematográfico da Marvel, ainda lembrou que os dubladores não tiveram acesso a todas as cenas. Para preservar o segredo do máximo de gente possível, só foram liberadas as cenas extremamente necessárias para que o trabalho dos dubladores fosse feito.
“A gente começa do começo mesmo. E vai pulando no efeito amarelinha tudo aquilo que tem voz. Onde o nosso personagem, o ator que a gente dubla, tem voz, é onde a gente se coloca. Se ele aparece, olha pro horizonte, não fala nada, aquilo vai ser parte de uma introdução que o diretor vai falar,” explica.
Logo, por incrível que pareça, nem mesmo os dubladores sabem tudo que acontece no filme, até mesmo com o seu personagem, antes do lançamento. “A imagem pronta, só no cinema,” conclui Manolo.
O que eles sabiam com toda certeza assim que eles receberam o roteiro era da presença de múltiplos Aranhas no longa. E Sérgio Cantú, dublador do Andrew Garfield, conta que precisou desviar das perguntas do público, assim como o próprio ator britânico.
“E as pessoas vinham me perguntar [antes de eu ter recebido o convite]: ‘Mas ele tá no filme?’ ‘Gente, eu não sei se tá, ninguém me chamou pra nada’. E aí depois que eu já tinha sido chamado, eu falava exatamente a mesma coisa. Eu já tinha gravado e vinham: ‘E aí, tá no filme?’ ‘Não sei, se eu tô, não me chamaram ainda. Não sei se vai fazer em cima da hora ou se me substituíram,'” conta Cantú.
Felizmente, não foi o caso e Sérgio voltou a brilhar como Andrew no filme que foi a redenção do herói. “Se eu fosse [substituído] eu ia morrer. Imagina? Dez anos esperando a volta,” brinca o dublador.
Assim como Manolo, ele já tinha perdido as esperanças de voltar ao personagem após o cancelamento de O Espetacular Homem-Aranha 3, resultante da parceria entre Sony Pictures e Marvel Studios. Então a notícia de que voltaria a interpretar o herói foi recebida com muito entusiasmo.
“Foi totalmente inesperado. Eu nunca acreditei que eu fosse voltar a interpretar o Homem-Aranha, depois de tanto tempo principalmente,” confessa, “Foi uma surpresa muito grande, porque eu tava muito cético em relação aos boatos de que ele iria voltar. Então quando de fato eu recebi a mensagem do Manolo avisando que a gente ia ter gravação, ia fazer… Nossa, foi uma sensação maravilhosa.”
Por outro lado, Ana Elena, que dá voz à MJ da Zendaya, foi surpreendida, na verdade, pelo retorno dos vilões, que a marcaram nos filmes clássicos do Homem-Aranha. “Foi o que mais me pegou, juro. Os vilões todos reunidos, que isso?,” declarou.
Assim como grande parte dos fãs, ela também ficou na expectativa de ver Mary Jane Watson e Gwen Stacy retornando mais uma vez, mas não perdeu as esperanças de presenciar este aguardado encontro no futuro. “Fiquei triste que não rolou neste último, mas eu espero que role. [Acho] Justo. Gwen voltando as cinzas? Ia ser bem legal.”
Mesmo sem este momento, o filme foi um grande sucesso, superando as expectativas dos fãs. Ana Elena faz parte do clubinho que rasga elogios ao filme sem nenhuma ressalva, assim como o Manolo Rey. “Dá vontade de ter uma continuação desse filme, dos três juntos,” afirma.
Enquanto uma sequência ainda não é confirmada, dá para reassistir o encontro dos três Homens-Aranhas do conforto da casa. Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa está disponível para venda e aluguel nas plataformas digitais.
Fique com: