Homem-Aranha: Sem Volta para Casa – Chefe de efeitos visuais fala sobre apagar os outros Aranhas dos trailers
Homem-Aranha: Sem Volta para Casa – Chefe de efeitos visuais fala sobre apagar os outros Aranhas dos trailers
Ele comentou a tática de apagar alguns personagens para causar surpresa do público!
Lançado no final do ano passado, Homem-Aranha: Sem Volta para Casa se tornou um sucesso absoluto para o Universo Cinematográfico da Marvel, arrecadando uma quantia estrondosa de dinheiro nas bilheterias. Porém, a parte mais crucial para esse sucesso foi o marketing, que propositalmente escondeu várias das surpresas para criar um senso de curiosidade por parte do público – especialmente no que diz respeito à participação de Tobey Maguire e Andrew Garfield.
Recentemente, o chefe do departamento de efeitos visuais do filme, Chris Waegner conversou com o Befores and Afters a respeito do processo de criação do longa-metragem. Em determinado momento, ele foi questionado sobre o material promocional do filme e o segundo trailer, que traz uma cena “apagando” os outros Homens-Aranha, ao mesmo tempo em que foca no conflito entre o Aranha de Tom Holland e vários vilões clássicos das sagas passadas:
“Como cineastas, nós sempre temos que mandar trabalhos em progresso e vários tipos de mídia para a equipe de marketing. Nós damos tudo que eles pedem, mas não vemos o material final até que seja divulgado no grande público. Eu sei que a internet foi à loucura e havia muitos rumores sobre isso [o trailer].”
Como era de se esperar, o material enviado pela equipe de cineastas passa por diversas alterações e mudanças, tudo a pedido do estúdio. Como Waegner define, muitas coisas são mandadas ainda não finalizadas, mas ele deixa bem claro que não fazia ideia do que sairia no trailer, ainda mais porque o departamento que produz esse material de divulgação não faz parte da produção do filme.
Depois disso, Waegner contou como foi trazer os outros Homens-Aranha à vida, de modo que fossem diferentes e únicos, cada um com seu próprio estilo – respeitando o que foi criado anteriormente nas franquias solo de Andrew Garfield e Tobey Maguire. Para ele, foi muito importante reconhecer a individualidade desses personagens e dar a eles personalidades únicas, até mesmo na forma que se movimentam:
“Ser capaz de identificar cada Homem-Aranha individualmente era muito importante para Jon [Watts] e Kelly [Port]. No começo, foi meio desafiador porque seus trajes são bem parecidos em valores de cor e, como nossa sequência se passa à noite, isso apenas exacerbou seu reconhecimento. Foi muito óbvio, assim quando começamos os trabalhos com iluminação, o que deveríamos fazer. Focamos nossos esforços em trazer adiante a personalidade física de cada Homem-Aranha, seu estilo-aranha próprio, se me permite – como eles se balançavam, como disparavam teias, suas proporções físicas quando faziam as poses icônicas. Então, nosso supervisor de animação, Rich Smith, que também trabalhou em vários filmes do Homem-Aranha, fez com que a equipe visse os filmes anteriores. Estudamos cenas de cada ator e vimos seus estilos individuais desses filmes. Nós transformamos essas performances em camadas de características para que cada Homem-Aranha tivesse seu próprio estilo único, quando você os vê um ao lado do outro.“
Claro que, desde que Sem Volta para Casa foi lançado, os fãs se perguntam se ainda veremos os Homems-Aranha de Andrew e Tobey novamente – e os dois atores parecem dispostos a voltar. Sabemos que a franquia do herói terá continuidade, com uma nova trilogia sendo preparada pela Marvel Studios e pela Sony – e só o futuro dirá quais são as surpresas preparadas para os fãs nos próximos filmes…
Homem-Aranha: Sem Volta para Casa está em cartaz nos cinemas.
Abaixo, confira também: