Helen Mirren, que ganhou o Oscar por A Rainha, faz homenagem a Elizabeth II
Helen Mirren, que ganhou o Oscar por A Rainha, faz homenagem a Elizabeth II
Atriz britânica compartilhou breve tributo à personalidade que inspirou o papel que lhe deu um Oscar
O Reino Unido parou após a morte da rainha Elizabeth II na última quinta (8), aos 96 anos. O falecimento da monarca foi sentido por todo o país europeu, e foi lamentado por muitos astros britânicos, como Helen Mirren – que venceu um Oscar por interpretar Elizabeth II nas telonas.
No Instagram, Mirren compartilhou um breve tributo, dizendo:
“Tenho orgulho de estar do lado de Elizabeth. Hoje estamos de luto por uma mulher que, com coroa ou não, era o ápice da nobreza.”
Helen Mirren, por sua vez, conquistou seu primeiro e único Oscar ao viver a monarca em A Rainha, filme de 2006 dirigido por Stephen Frears (Ligações Perigosas, Coisas Belas e Sujas). Na trama, a rainha Elizabeth II precisa encontrar uma forma de reconquistar sua popularidade após a morte da princesa Diana, com quem tinha certo atrito público.
A atriz já contou que enviou uma carta para a rainha quando estava pesquisando para o papel, por se tratar de um momento doloroso na vida da figura histórica, segundo a própria Helen Mirren. Mais tarde foi convida para tomar chá com Elizabeth II quando o filme eventualmente saiu e se tornou um sucesso. Antes disso, em 2003, Mirren já havia tido um encontro com a rainha quando foi consagrada com o título honorário de dama, entregue pela própria monarca.
Mirren dificilmente foi a única personalidade britânica a lamentar a morte de Elizabeth II. De atores até organizações como o British Film Institute (a Cinemateca britânica), praticamente toda grande personalidade inglesa comentou o ocorrido. No caso de obras como The Crown, série que retrata a vida de Elizabeth II e da Família Real, as gravações até foram paralisadas em respeito.
A Rainha, que consagrou Helen Mirren, está disponível no catálogo do Globoplay e do Starzplay.
Aproveite e confira outros filmes e séries sobre a vida de Elizabeth II: