Harry Potter: A razão pela qual os filmes cortaram um personagem recorrente dos livros
Harry Potter: A razão pela qual os filmes cortaram um personagem recorrente dos livros
Nem todos os personagens dos livros chegaram às telas de cinema…
Não há adaptação perfeita. Entre mudanças de personagens e enredos, nem tudo o que está presente nos livros e quadrinhos chega até as telas de cinema e séries de televisão. E, mesmo com oito filmes de sucesso, a franquia Harry Potter deixou de lado um personagem recorrente da história de J. K. Rowling: Pirraça, o Poltergeist. Ironicamente, o fantasma de Hogwarts chegou a ser escalado para Harry Potter e a Pedra Filosofal, mas não sobreviveu ao corte final.
Isso por que Rik Mayall, o ator escalado, foi cortado em prol de um filme menos extenso e cansativo para o público. Em 2014, o falecido ator contou para o The Independent sobre sua curta trajetória na franquia. “Eu fiz isso, fui lá e fiz. Eu interpretei o Pirraça em Harry Potter e a Pedra Filosofal”.
Mesmo que seu corte seja visto como algo frustrante para os fãs, Rik não se importou tanto com o ocorrido.
“Com todo respeito… Não, sem respeito algum… O filme era uma m**da”, explicou. “Eu fui para casa e peguei meu dinheiro. Um mês depois eles disseram ‘Rik, desculpa, mas você não está mais no filme’. Mas eu ainda tinha o dinheiro. Então foi o filme mais emocionante que eu já fiz. Fantástico.”
A falta de Pirraça também foi sentida pelo diretor do longa, Chris Columbus. De acordo com uma entrevista para o The Wrap, Columbus contou que existia uma versão com três horas que gostaria que tivesse chego aos cinemas.
Columbus ainda revelou que a primeira versão do filme chegou a ser exibida em sessões teste e que, enquanto as crianças acharam o filme curto e queriam mais, os pais o acharam muito longo.
Quem é Pirraça?
“Pirraça é o poltergeist mais notório e problemático da história britânica. Ao contrário da grande maioria de seus colegas, Pirraça apresenta uma forma física, embora seja capaz de ficar invisível conforme lhe seja conveniente. Sua aparência reflete sua natureza, que, como concordam todos os que o conhecem, é uma mistura bem-lograda de humor e malícia”, descreve o site oficial de Harry Potter, Pottermore.
Famoso por não ser um fantasma bonzinho, Pirraça vive pregando peças nos alunos de Hogwarts. Entre ovos e balões de água sendo jogados pela escola de bruxaria, o personagem se tornou tão recorrente quanto outros poltergeists famosos, como a Murta Que Geme e o Nick Quase-Sem-Cabeça.
Aproveite e continue lendo: