GTA Online: Polícia descobre que cartel de drogas mexicano recruta mulas através do jogo

Capa da Publicação

GTA Online: Polícia descobre que cartel de drogas mexicano recruta mulas através do jogo

Por Gus Fiaux

Jogos online são muito queridos pelo público por diversas razões. Temos a chance de jogar com amigos ou até com qualquer pessoa no mundo, protegidos por uma barreira de anonimato enquanto também nos divertimos com cada missão. Esse é o apelo por trás de games como FortniteMinecraft e até mesmo Fall Guys Among Us. Mas há um grande perigo em alguns casos, como acaba de ser exposto sobre GTA Online.

Como jogo, GTA Online continua sendo um dos favoritos dos fãs dentro da franquia – principalmente por conta da escassez de lançamentos de novos capítulos desde 2013. Mas uma nova matéria da Forbes mostra como o jogo tem sido utilizado por cartéis de drogas no México para recrutar mulas (pessoas que realizam o transporte de narcóticos de um país a outro).

Na matéria, conhecemos a história de Alyssa Navarro, que em novembro do ano passado foi parada pela polícia do Arizona em um Jeep Cherokee, onde foram encontrados mais de 60 quilos de metanfetamina. Ao ser interrogada, ela conta que conheceu, através do GTA Online, um homem chamado “George“, em janeiro de 2021. Eles se tornaram amigos e logo, ela passou a falar com ele através de outras redes sociais, como Snapchat.

Alyssa conta que conheceu George pessoalmente na cidade de Phoenix, no Arizona. Ela teria sido chamada por ele para trabalhar como “corredora“, realizando o transporte de produtos eletrônicos que seriam vendidos no México, com a promessa de ganhar até US$ 2 mil por cada remessa enviada. A polícia do Arizona chegou a recuperar várias mensagens de Snapchat trocadas entre os dois, confirmando as promessas de George.

Alyssa Navarro foi recrutada através do GTA V e acabou presa em um carro com mais de 60 kg de metanfetamina.

Contudo, a viagem teria sido preparada para que Alyssa encontrasse um homem chamado Alfredo no México. Para isso, ela precisaria parar em postos de gasolina específicos – e descobriu-se que a droga não estava armazenada em produtos eletrônicos, como é o modus operandi de traficantes, mas sim no próprio tanque de combustível. Ela disse que não era culpada e não sabia do transporte de drogas, mas foi acusada na justiça por conspiração para venda e importação de metanfetamina e também posse de drogas.

Essa não é a primeira vez que jogos online caem na mira da mídia por conta da interferência do crime organizado. Em outubro do ano passado, a polícia de Oxaca, no México, confirmou o recrutamento de três menores de idade para servir em cartéis da cidade através do Free Fire, outro popular jogo online e mobile. Na mesma época, foi noticiado pela polícia o envolvimento do Cartel Sinaloa, um dos maiores da América Central, na versão online do GTA V.

Até o presente momento, não se sabe o destino de Alyssa Navarro após sua insana história. Ela está sofrendo os processos na Justiça norte-americana, onde se declarou inocente – porém, até agora, não há notícias sobre o seu julgamento ou sua possível liberdade. Quando procurado pela Forbes, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos da América também não deu nenhuma declaração.

Abaixo, confira também: