Glass Onion: Diretor explica relação entre a Mona Lisa e o final do filme
Glass Onion: Diretor explica relação entre a Mona Lisa e o final do filme
Cena foi pensada no início da produção.
Atenção: Alerta de Spoilers!
Glass Onion, novo filme da franquia Entre Facas e Segredos, reforçou a genialidade do diretor Rian Johnson em contar histórias de mistério. O novo filme estreou na Netflix na última semana e impressionou o público com seu final impactante, que inclui uma inesperada conexão visual entre a personagem de Janelle Monáe e a clássica pintura Mona Lisa. Em entrevista, Johnson comentou sobre sua intenção ao planejar a cena.
Em entrevista ao The Wrap, Johnson explica que a ideia para esta imagem final surgiu bem no início do planejamento do filme. Além da conexão entre as duas, o diretor também queria passar “a noção de ver algo e depois olhar com mais atenção e ver que algo diferente foi misturado em sua estrutura,” revelou.
Para isso, Johnson brincou mais uma vez com a estrutura do filme para contar sua história, apostando nas expectativas criadas pelo gênero para despistar o público das verdadeiras intenções da trama. O diretor chegou a citar os Daniels, diretores de Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo, para justificar o que tentou fazer em seu filme.
“Eles também são grandes escritores estruturais, e eles botam isso de uma maneira muito bonita, eles dizem que o significado de um filme está contido na estrutura de um filme,” comenta Johnson.
Final de Glass Onion explicado
Na trama, o detetive Benoit Blanc (Daniel Craig) precisa investigar os bastidores de uma disputa de bilionários, entre o excêntrico Miles Bron (Edward Norton) e Andi Brand (Janelle Monáe). Quando tudo é resolvido, Monáe se despede do longa em um enquadramento de tirar o fôlego, em que a atriz está sentada em frente a ruínas replicando a mesma pose e o mesmo olhar enigmático de Mona Lisa.
A relação entre as duas é estabelecida assim que o famoso quadro surge pela primeira vez na trama. Miles está explicando a seus amigos como conseguiu levar a pintura original para sua ilha secreta e assim que comenta sobre o olhar enigmático da figura, o diretor mostra o olhar intrigante de Monáe.
“Tudo que Edward diz quando ele está falando sobre a Mona Lisa, na frente de todo mundo, de repente se funde nesta personagem da Helen no final. E sabe, ela queimou a Mona Lisa, mas a Mona Lisa vive na Helen,” explica Rian Johnson.
Glass Onion: Um Mistério Knives Out está em exibição na Netflix.
Leia também: