Pesquisa revela que fãs da Marvel topam ver qualquer produção do estúdio, diferente dos fãs da DC
Pesquisa revela que fãs da Marvel topam ver qualquer produção do estúdio, diferente dos fãs da DC
Seria essa a justificativa do sucesso absoluto do MCU?
Nos últimos anos, os super-heróis dominaram a cultura pop de um jeito irreversível. Histórias do tipo ganharam espaço não apenas nos cinemas, mas também na televisão, no streaming e nos jogos, fora os quadrinhos de sempre. Porém, uma nova pesquisa parece ter mostrado a diferença de comportamento entre os fãs da Marvel e os fãs da DC Comics.
Recentemente, a FANDOM – conglomerado dedicado a páginas de fãs, as conhecidas “wikis” fez um levantamento e entrevistou 5 mil usuários de diferentes páginas de sua própria plataforma, além de analisar o comportamento de seus usuários tradicionais (que são mais de 300 milhões), em busca de respostas sobre o consumo de filmes e séries de super-heróis.
A resposta foi um tanto quanto surpreendente. A maior parte dos fãs da Marvel admite que consome a tudo que é lançado pela editora, embora cerca de um terço dessas pessoas já esteja um pouco cansada da constante estreia de filmes e séries do Disney+, conforme a pesquisa. Por outro lado, os fãs da DC Comics são mais seletivos em relação ao conteúdo que consomem, mesmo se tratando dos filmes da própria editora.
Em números gerais, a porcentagem de fãs da Marvel que assistem a tudo que é lançado da editora chega a 81%, já os fãs da DC Comics que fazem o mesmo são apenas 67% do quociente entrevistado. Por outro lado, apenas 38% dos fãs da Marvel dizem estar interessados em um ou outro personagem específico, em vez da construção do Universo Cinematográfico da Marvel. Já na DC, o número de fãs que possuem mais apego a obras específicas é de 57%.
O mais interessante a respeito da pesquisa é como ela conseguiu dividir os fandoms mundiais em subcategorias, que determinam como é o apego de cada fanbase a uma marca ou propriedade intelectual. Ao todo, são quatro “classes” de fãs:
- Os Advogados – Defendem as marcas e propriedades e as transformam em parte de sua personalidade. Eles consomem o conteúdo lançado por seus ídolos em poucos dias. Propriedades que possuem majoritariamente esse tipo de fã incluem: Harry Potter, Star Wars, Marvel, Stranger Things e Rick & Morty.
- Os Intencionalistas – A maior parte de todas as comunidades, são os fãs que se preocupam com a qualidade das obras que consomem e podem ficar mais interessados de acordo com nomes envolvidos no elenco ou na equipe técnica de uma produção. Eles consomem o conteúdo lançado em um intervalo de até duas semanas e estão mais presentes nos seguintes fandoms: Breaking Bad, Better Call Saul e Game of Thrones.
- Os Culturistas – Eles são altamente influenciados pela popularidade de uma determinada obra ou franquia, e veem esses lançamentos como forma de criar laços com amigos e famílias. Geralmente, consomem o conteúdo lançado em um intervalo de um mês. As fanbases incluídas nessa categoria são: Ted Lasso, True Detective, It’s Always Sunny on Philadelphia.
- Os Flertes – Como o próprio nome diz, eles não se apegam muito a um conteúdo específico e transitam entre os fandoms, e costumam consumir o conteúdo lançado quando têm tempo, independente de quando tal obra saiu. Franquias com grandes números desse tipo de fã são: Bob Esponja, The Office, South Park, Friends, The Real Housewives.
Essa pesquisa traz diversos insights importantes na forma que a cultura de fãs se disseminou na era da internet. Um dia, a palavra fã servia como termo guarda-chuva para falar de qualquer pessoa que sentia um certo impacto ou era engajada com um determinado assunto. Porém, como nossos consumos estão cada vez mais plurais, analisar cada tipo de comportamento pode ser uma estratégia interessante para estúdios e produtoras no futuro próximo.
O próximo filme de super-heróis a chegar aos cinemas é Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania, que será lançado em fevereiro de 2023.
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