Ewan McGregor revela fato surpreendente dos bastidores de Star Wars: Ataque dos Clones
Ewan McGregor revela fato surpreendente dos bastidores de Star Wars: Ataque dos Clones
Fato pode ser um dos motivos das críticas ao segundo filme da trilogia prequel
Com mais de nove filmes, a franquia Star Wars teve seus altos e baixos. Porém, uma lembrança amarga na mente do público é Star Wars: O Ataque dos Clones. Sendo apontado pelo público e crítica como um longa com diálogos fracos e atuações mecânicas, o filme prequel não é um dos favoritos. Porém, em entrevista para a SlashFilms, Ewan McGregor, que interpreta Obi-Wan Kenobi, revelou que pode existir um motivo para esse desagrado.
Com o retorno de McGregor e Hayden Christensen, que dá vida a Anakin Skywalker, ao universo Star Wars por conta da nova série da Disney+, os dois têm feito diversas entrevistas falando um pouco mais sobre os anos de produção da trilogia prequel.
Foi durante essa divulgação que, ao perceber como O Ataque dos Clones é um dos filmes menos apreciados pelos fãs, Ewan McGregor revelou uma curiosidade sobre o filme: todos os diálogos precisaram ser regravados devido a um problema na captação de som.
“As câmeras eram tecnologia de ponta da época, elas tinham aqueles fios que passam por traz das câmeras e você não podia mudar as lentes. Quer dizer, até podiam trocar, mas isso levaria meia hora, pelo menos. Então tudo foi filmado em lentes de zoom. Os fios das câmeras levavam até essa grande tenda no canto do estúdio que, literalmente, zumbia. Era muito barulhento. E na pós produção, perceberam que o som emitido estava na mesma frequência da voz humana. Então tivemos que gravar diálogos adicionais de todo o roteiro do Episódio II”, explicou Ewan.
Regravar diálogos não é algo incomum. O “Additional Dialogue Recording” (Gravação de Diálogo Adicional, em tradução direta), também conhecido como ADR, é utilizado, geralmente, quando alguma produção precisa ter cenas gravadas em locação externa ou quando são feitas sequências com grandes efeitos visuais. Nelas, devido à falta de controle do ambiente, o áudio captado é inutilizável, sendo necessária a gravação dos diálogos durante a pós produção.
Porém, o que não é comum é um filme ter todo o seu áudio regravado. Além de ser um problema para a equipe de produção, pode tornar mecânicas as cenas em que não era previsto a adição de ADR, tirando a fluidez da atuação do elenco.
Relembrando o caso, Ewan McGregor ainda disse que: “Comparado ao que fazemos agora, é como colocar noite e dia lado a lado”.
Star Wars: O Ataque dos Clones apenas não permanece como o longa da trilogia prequel com menor índice de aprovação por conta de A Ameaça Fantasma, filme anterior que marcou o retorno de Star Wars aos cinemas após a trilogia original. Com o Obi-Wan Kenobi de Ewan sendo adicionado ao universo da Disney+, se espera que esse período da Guerra nas Estrelas possa ser melhor explorado no futuro.
Star Wars: Obi-Wan Kenobi chega ao Disney+ no dia 27 de junho.
Aproveite e continue lendo: