Eternos: Entenda os poderes da espada de Dane Whitman
Eternos: Entenda os poderes da espada de Dane Whitman
Arma foi introduzida em Eternos e pode trazer grandes consequências para o MCU!
Dane Whitman, conhecido pelos fãs dos quadrinhos como Cavaleiro Negro, é um herói bem peculiar das HQs, sendo o portador da poderosa — e perigosa — Espada de Ébano. O personagem foi introduzido em Eternos, interpretado por Kit Harrington, que mostrou que está em posse da lâmina na conclusão do filme, o que pode trazer grandes problemas para o Universo Cinematográfico Marvel.
Mas afinal, quais são os poderes desse artefato e o que faz a espada ser tão perigosa? Vem comigo que eu te conto tudo!
- O que é a Espada de Ébano?
- Quais são os poderes da Espada de Ébano?
- Quais são as consequências de usar a Espada de Ébano?
O que é a Espada de Ébano?
A Espada de Ébano foi criada por ninguém menos que Merlin, sendo a contraparte sombria da espada Excalibur. O mago utilizou um meteorito que caiu na Terra ainda na Idade Média, encantando a arma com feitiços poderosos. Contudo, a espada também carrega a poderosa Maldição de Sangue que é ativa sempre que seu portador utiliza a arma para matar de forma indigna.
Segundo Knull, a Espada de Ébano é uma arma divina simbiótica, tendo o potencial de destruir mundos. Infelizmente (ou felizmente) seu verdadeiro poder transcende o conhecimento dos mortais, que não conseguem compreender a arma em sua totalidade ou utilizá-la em seu poder máximo.
Aquele que utiliza a Espada de Ébano é chamado de Cavaleiro Negro.
Quais são os poderes da Espada de Ébano?
Como vimos, a Espada de Ébano é uma arma mágica extremamente poderosa. Ela é indestrutível, sendo capaz de cortar praticamente qualquer substância — exceto armas mágicas e metais especiais como o Adamantium — com apenas um rápido movimento.
Defesa mágica e psíquica
A Espada de Ébano é capaz de refletir ou absorver ataques mágicos, agindo como um escudo.
A arma também garante proteção psíquica ao seu usuário, impedindo que telepatas consigam invadir a mente do Cavaleiro Negro. Aqueles que tentam descrevem uma massa de escuridão infinita cercando os pensamentos do portador da espada.
Teletransporte e telecinese
Em sua criação, Merlin encantou a espada para que a arma e o seu portador fossem conectados. Assim, o Cavaleiro Negro pode ser teletransportado até a Espada de Ébano ao realizar alguns ritos mágicos — ou, como já aconteceu, através da simples força de vontade.
O poder mágico da espada também é capaz de abrir portais entre dimensões, ainda que esse potencial não seja muito utilizado.
Além disso, é possível que, caso a arma concorde com isso, o Cavaleiro Negro chame telecinéticamente a Espada de Ébano até ele, assim como o Thor é capaz de invocar o Mjolnir.
Imortalidade, cura e ressurreição
Merlin também enfeitiçou a arma para que o Cavaleiro Negro fosse imortal enquanto estivesse portando a Espada de Ébano. A única forma de matá-lo é utilizando uma arma forjada do mesmo material da Espada.
Mesmo assim, caso o Cavaleiro Negro seja morto, a Espada de Ébano é capaz de ressuscitar o herói — contando que ele seja da linhagem do Rei Arthur e a estivesse segurando durante a morte. Contudo, voltar à vida dessa forma aumenta as chances do herói ter problemas psicológicos e ser mais facilmente corrompido pela Maldição de Sangue.
Sir Reginald, o primeiro Cavaleiro Negro da Marvel, também afirmou que a Espada de Ébano garante poderes curativos ao seu portador.
Disparos de energia
Em um universo alternativo dos quadrinhos, o Cavaleiro Negro foi visto utilizando a Espada de Ébano para disparar poderosas rajadas de energia mágica, que eram capazes de destruir grandes áreas. É possível que a arma tenha esse potencial no universo padrão da Marvel, mas que o herói nunca tenha conseguido acessar essa habilidade.
Quais são as consequências de usar a Espada de Ébano?
Nos quadrinhos, Dane Whitman é um expert tecnológico, além de um usuário de magia, que quebra a cabeça para tentar se livrar da maldição Espada de Ébano — que, assim como no MCU, ele herdou do seu tio. O herói evita utilizar a arma de forma imprópria por conta de suas consequências aterrorizantes.
Isso porque a Espada de Ébano é uma arma mística poderosa que carrega a Maldição de Sangue. Assim, se for utilizada de forma cruel ou para machucar pessoas inocentes, a arma ficará sedenta por violência, iniciando a corrupção do seu usuário para que ele busque por mais sangue.
Ou seja, quanto mais a espada for usada de uma forma indigna, mais ela vai corromper o Cavaleiro Negro e levá-lo para o mau caminho. Até que chegue ao ponto que o portador da Espada de Ébano estará tão transtornado que ele se tornará o Cavaleiro Sangrento ou Espectro Sangrento, sendo impossível redimi-lo.
Knull, por outro lado, declarou que isso não era verdade. Segundo ele, apenas aqueles com o coração impuro poderiam empunhar a Espada de Ébano e que a arma apenas traria à tona o que já existia no seu portador. Segundo o vilão, a lâmina se tornaria cada vez mais poderosa diante dessa maldade.
O fato é que isso realmente acontece. Quando corrompida, a Espada de Ébano mostra um novo conjunto de poderes.
Poderes sombrios
O Cavaleiro Sangrento é capaz de utilizar a Espada de Ébano para absorver almas, o que não apenas aumenta o poder da maldição da arma, como também faz a força e durabilidade (e tamanho físico) do usuário crescer. A lâmina também passa a cortar inimigos intangíveis, podendo ser utilizada contra figuras espectrais ou inimigos capazes de atravessar matéria (como o Visão, por exemplo).
Carregada de energia sombria, a Espada de Ébano é capaz de manifestar uma armadura negra formada de essência sombria para proteger o Cavaleiro Sangrento. Além de aumentar a defesa do usuário, ela também permite que ele consiga voar sem necessitar da sua montaria.
Eternos já está disponível no Disney+.
Aproveite e confira também: