Esporte da vida real inspirado em Harry Potter muda de nome para se distanciar de J. K. Rowling
Esporte da vida real inspirado em Harry Potter muda de nome para se distanciar de J. K. Rowling
O novo nome nasce em apoio a comunidade LGBTQIA+.
O Quadribol é um esporte que foi, originalmente, apresentado ao mundo através dos livros da autora J. K. Rowling mas que, com o tempo, foi trazido para a vida real com adaptações. Agora, após declarações consideradas transfóbicas de Rowling, as ligas norte-americanas planejam trocar o nome da atividade para que assim mantenham distância do posicionamento da criadora de Harry Potter (via ScreenRant).
A alteração seria bastante sutil, mantendo alguns aspectos que, para os leitores brasileiros, nem fariam tanta diferença, mas já seria um passo e tanto em favor ao movimento LGBTQIA+ tão menosprezado pela autora. Em inglês, o esporte recebe o nome de “quidditch” e a mudança faria com que ele se chamasse agora “quadball”, bem próximo ao termo que já é utilizado pelos brasileiros há décadas.
O anúncio sobre a troca veio através de um relatório da NBC News, onde os órgãos dirigentes do quadribol nos EUA e a Liga Principal de Quadribol confirmaram seus planos de mudança e a razão por trás deles.
A troca para quadball evita que um esporte considerado por seus jogadores como inclusivo e sem distinções de gênero esteja associado a qualquer tipo de atitude de transfobia. Além disso, por ser um nome sem direitos autorais atrelados, também torna o esporte mais atrativo para investidores. Segundo o pronunciamento, a Associação Internacional de Quadball vai implementar a mudança mundialmente.
No brasil, não foi decidido ainda se vai manter o novo nome agora, ou se algo será adaptado. A ABRQ (Associação Brasileira de Quadribol) não é obrigada a adotar o novo nome, podendo escolher um diferente caso seja a preferência, então eles vão fazer algumas reuniões e votações para decidir isso no final do ano.
J. K. Rowling vem postando declarações de cunho transfóbico em suas redes sociais não é de agora. Muitos fãs LGBTQIA+ tem se afastado da obra por esse motivo e discussões sobre separar a criadora de sua criação vem se fazendo cada vez mais presentes entre aqueles que continuam seguindo as produções da franquia.
Mas e você? O que achou do novo nome para o esporte? Tinha uma sugestão de nome diferente? Divida sua opinião com a gente nos comentários!
Aproveite e confira também: