Elden Ring: Diretor explica por que extrema dificuldade do jogo é essencial

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Elden Ring: Diretor explica por que extrema dificuldade do jogo é essencial

Por Arthur Eloi

Todo novo lançamento da FromSoftware traz à tona as mesmas discussões sobre dificuldade, um elemento característico dos jogos da empresa. Com o recente sucesso Elden Ring não é diferente, e a internet novamente voltou a tocar no assunto.

Mais uma vez, a questão foi estendida ao diretor Hidetaka Miyazaki, que reforçou que a dificuldade punitiva do game é parte integral da experiência.

Em entrevista à revista New Yorker, o diretor afirmou:

Peço desculpas para todos que se sentem desgastados em meus jogos, mas só quero que o maior número possível de jogadores sintam a alegria que surge ao superar um desafio.

A declaração de Miyazaki pode ser usada para reforçar a noção de que é preciso ser habilidoso para jogar algum game da saga Souls, mas o próprio diretor se coloca na contramão dos vários gamers orgulhosos que tentam ditar como jogar internet afora. Segundo o desenvolvedor, a graça dos jogos não é se tornar bom neles, mas sim tentar se superar e criar memórias a partir disso:

Nunca fui um jogador habilidoso. Eu morro bastante. Então, no meu trabalho, quero responder a pergunta: se a morte pode ser mais do que um símbolo do fracasso, como dou significado para ela? Como faço a morte ser prazerosa? […] Quando estou jogando esses jogos, penso ‘É assim que eu gostaria de morrer’ – de alguma forma que seja divertida ou interessante, ou que crie uma história que eu possa compartilhar. 

 

Morte e renascimento, tentativa e superação, nós queremos que esses ciclos sejam proveitosos. Na vida, a morte é algo horrível. Nos jogos, pode ser algo diferente.

Para Hidetaka Miyazaki, morrer é parte crucial da experiência dos jogos da FromSoftware

Por fim, Hidetaka Miyazaki enfatiza que a FromSoftware não deve abrir mão de experiências punitivas tão cedo assim, ainda que encontre formas de tornar suas obras mais acessíveis para todos:

Sempre estamos buscando como melhorar, mas nos nossos jogos é a dificuldade que dá sentido para a experiência. Logo, não é algo que pretendemos abandonar por enquanto. É a nossa identidade.

Desenvolvido pela FromSoftware (Dark Souls, Bloodbone, Sekiro) e escrito por George R.R. Martin (As Crônicas de Gelo e Fogo), Elden Ring já está disponível para PC e para os consoles PlayStation e Xbox.

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