EGOT: O que é e quem é o seleto grupo a possuir os 4 grandes prêmios da indústria

Capa da Publicação

EGOT: O que é e quem é o seleto grupo a possuir os 4 grandes prêmios da indústria

Por Jaqueline Sousa

Na indústria do entretenimento, quem tem um EGOT, tem tudo. Afinal, conquistar os quatro prêmios mais prestigiados do mercado cultural não é para qualquer um, especialmente se levarmos em consideração a tamanha versatilidade que alguém precisa ter para conseguir esse grandioso feito.

Muito se fala sobre esse tal de EGOT e como apenas um seleto grupo da indústria conseguiu alcançá-lo, mas você sabe o que ele é? Foi pensando nisso que preparamos esse guia para você entender de uma vez por todas o que é o EGOT e quem são os artistas que foram consagrados com ele!

O que é EGOT?

EGOT são as iniciais de Emmy, Grammy, Oscar e Tony, as premiações mais importantes da indústria do entretenimento.

Um EGOT nada mais é do que um acrônimo para Emmy, Grammy, Oscar e Tony, respectivamente. Essas são as quatro premiações mais importantes da indústria do entretenimento, contemplando os segmentos televisivos, musicais, cinematográficos e teatrais.

O termo foi criado acidentalmente pelo ator Philip Michael Thomas (Miami Vice), em 1984, durante uma entrevista à Associated Press (via The Atlantic). Após ser questionado a respeito dos seus plano para o futuro, o ator resumiu sua resposta no desejo de ganhar os quatro prêmios que formam o acrônimo, popularizando o termo EGOT desde então.

Só pela definição de EGOT, já dá para se ter uma ideia do porquê carregar esse título no currículo é a receita perfeita para que muitos artistas ganhem uma altíssima reputação na indústria.

Agora que você já entendeu o que é o EGOT, vamos detalhar brevemente o que cada uma das letras representa no mercado cultural.

O que é o Oscar?

O Oscar é a premiação mais importante do cinema.

O Oscar é, de longe, a premiação mais popular do cinema. A organização é feita pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood desde 1927, data que marcou seu surgimento na indústria.

A história do Oscar é longa e, desde sua criação, o evento passou por diversas modificações até chegar ao formato que conhecemos hoje em dia. Vários atores e profissionais da área já foram consagrados com o prêmio e muitos ainda sonham em ouvir seu nome após o famoso “e o Oscar vai para…”.

Embora a sétima arte conte com uma diversidade de cerimônias importantes como o Festival de Cannes e o Festival de Veneza, o Oscar ainda mantém sua posição de relevância e é a premiação mais conhecida pelo grande público.

O que é o Grammy?

O Grammy é a maior premiação da indústria musical.

O Grammy é a premiação mais importante da indústria musical. A cerimônia acontece anualmente nos Estados Unidos e é organizada pela Academia Nacional de Artes e Ciências da Gravação do país, ou seja, ela não é aberta ao público como muitas premiações do ramo são.

Para os artistas que sonham em alcançar uma posição de destaque na área, o Grammy é praticamente um selo de excelência que pode abrir uma infinidade de portas para aqueles que são premiados no evento. É por isso – e outros motivos mais – que muita gente se refere ao Grammy como o “Oscar da música”, perpetuando sua relevância no cenário musical.

O que é o Emmy?

O Emmy é a premiação mais importante da televisão.

O Emmy é a maior premiação do universo televisivo. Assim como outros eventos da indústria do entretenimento, ele também é anual, mas se restringe a premiar apenas o setor televisivo, homenageando os profissionais da área de acordo com a seleção da Academia de Artes e Ciências Televisivas dos Estados Unidos.

O evento nomeia séries, minisséries e telefilmes com a intenção de eleger o melhor da televisão, assim como seus respectivos atores e demais profissionais envolvidos com programas de TV.

O que é o Tony?

O Tony é o prêmio mais importante do teatro.

No teatro, o Tony é o mesmo que o Oscar é para o cinema, por exemplo. O prêmio é o mais conceituado das artes teatrais e acontece anualmente nos Estados Unidos, prestigiando o melhor do teatro naquele determinado ano.

Criado em 1947, o Tony é organizado através de categorias que englobam atuações e técnicas, assim como alguns prêmios especiais que homenageiam artistas.

Quem são os artistas que possuem um EGOT?

Até o momento, 17 artistas da indústria já conseguiram seu EGOT. São eles:

  • Richard Rodgers;
  • Helen Hayes;
  • Rita Moreno;
  • John Gielgud;
  • Audrey Hepburn;
  • Marvin Hamlisch;
  • Jonathan Tunick;
  • Mel Brooks;
  • Mike Nichols;
  • Whoopi Goldberg;
  • Scott Rudin;
  • Robert Lopez;
  • Andrew Lloyd Webber;
  • Tim Rice;
  • John Legend;
  • Alan Menken;
  • Jennifer Hudson.

Embora o termo só tenha sido cunhado mais tarde, o compositor Richard Rodgers, um dos nomes por trás da trilha do clássico musical A Noviça Rebelde (1965), foi o primeiro a conquistar os quatro prêmios mais importantes da indústria.

Já a mais recente a alcançar o cobiçado título foi a cantora e atriz Jennifer Hudson. O feito foi concluído com sucesso quando ela recebeu um Tony, em 2022, pelo musical A Strange Loop.

Richard Rodgers e Jennifer Hudson, artistas que possuem um EGOT.

Além dos artistas citados acima, Barbra Streisand, Liza Minnelli, James Earl Jones, Harry Belafonte e Quincy Jones também são detentores do título, mas completaram o feito através de competição honorária. Por exemplo: a atriz Liza Minnelli (Cabaret) ganhou um Grammy honorário em 1990, ou seja, a estatueta foi entregue como uma homenagem à artista, já que ela não estava competindo na premiação.

Você já saiba o que EGOT significava? Não deixe de comentar suas opiniões a respeito do prestigiado título da indústria!

Aproveite também: