Dragon Ball de Wakanda? Brasileiro usa IA para imaginar como seria se os guerreiros Z fossem negros
Dragon Ball de Wakanda? Brasileiro usa IA para imaginar como seria se os guerreiros Z fossem negros
Artes de inteligência artificial mistura o conceito original com referências afro.
Dragon Ball despertou a paixão de uma geração inteira por animes, mas nem todos conseguiam se enxergar naquele universo de guerreiros Saiyajin de Goku e Vegeta. O desenho foi produzido em uma época em que a globalização não era muito levada em conta no planejamento dos animes, resultando em uma variedade étnica bastante limitada. Sabendo disso, um engenheiro brasileiro resolveu imaginar como seria se os principais guerreiros Z fossem negros.
A seleção de personagens mistura grandes heróis, como Kuririn, e também vilões, como Broly. A ideia principal é incorporar o cabelo crespo, vestimentas com inspirações de povos africanos e outros marcadores culturais que façam com que crianças negras se reconheçam em seus grandes ídolos.
As artes foram publicadas na página do Instagram de Guilherme dos Santos, sob a alcunha “Gui of Saints“, que dedica seu espaço para criar imagens de grandes ícones da cultura pop como pessoas negras, para reforçar a ideia de que podemos ocupar esses lugares de protagonismo. “Estou apenas tentando inspirar pessoas e mostrar como nossas referências de infância impactam nossas vidas,” explica, “Quero inspirar o máximo possível de pessoas.”
Por fazer uso de inteligência artificial para criar suas obras, o jovem rejeita o título de artista e prefere ser chamado de Imagineer, um engenheiro da imaginação. O método de usar computadores para gerar artes ainda é recente e envolto em polêmicas éticas, especialmente por costumar utilizar um banco de dados majoritariamente branco, o que Gui combate diretamente em sua prática.
Confira a galeria com o resultado: