Dragon Ball: A história da doença cardíaca de Goku no anime
Dragon Ball: A história da doença cardíaca de Goku no anime
O problema de saúde de Goku que fez o mundo perecer diante dos Androides
Dragon Ball tem muitos problemas de roteiro e no desenvolvimento de seus personagens, nem mesmo o protagonista Goku escapou disso. O próprio Akira Toriyama confessa que sempre teve certa dificuldade de aprofundar seus guerreiros, nem sempre explicando fatos de forma convincente. Um exemplo é a doença que Goku tem — você sabe como ela surgiu?
Durante a Saga dos Andróides e do Dr. Gero, um novo personagem apareceu trazendo informações de uma outra linha do tempo: o Trunks do Futuro. Segundo a versão mais velha do filho de Vegeta, em sua realidade, Goku havia sofrido com uma doença que afetava seu coração e causava insuficiência cardíaca.
Isso acabou favorecendo os Androides. Já que Goku havia morrido, os outros Guerreiros Z não deram conta de destruir a ameaça e eles também acabaram mortos, fazendo o mundo ser destruído pelos irmãos 17 e 18. Porém, com a viagem no tempo de Trunks, o garoto foi capaz de adquirir o remédio que salvaria a vida de Goku e, assim, o herói foi salvo e consegue enfrentar os vilões.
Mas essa questão da doença levantou uma dúvida nos fãs: por que Goku teve esses problemas cardíacos?
Bem, levando em conta que Kakaroto é um homem extremamente ativo e com uma genética Saiyajin, é normal que sua doença repentina tão jovem não faça muito sentido, mas aparentemente Goku contraiu o “Vírus do Coração” na linha do tempo de Trunks do Futuro e também na linha do tempo normal da série.
Contudo, nunca foi revelado como ele contraiu esse vírus ou qual é a origem dele (via CBR). O roteiro deixa em aberto a possibilidade de ser uma doença contagiosa – já que se trata de um vírus – mas nunca confirma esse fato, assim como nunca explica como alguém tão ativo como o Goku teve uma doença dessas.
O que você acha sobre esse problema na história de Akira Toriyama? Precisava de uma explicação para que fizesse sentido ou você acha que tudo bem deixar isso implícito? Divide com a gente nos comentários!
Confira também: