Dragon Ball: Como Goku aprendeu a voar?

Capa da Publicação

Dragon Ball: Como Goku aprendeu a voar?

Por Arthur Eloi

Hoje em dia, com todos os absurdos vistos nas séries, os personagens voarem em Dragon Ball já não é mais motivo de surpresa. Mas ao revisitar o anime original, exibido entre 1986 e 1989, é possível ver que não era uma prática comum quando a franquia começou.

O melhor exemplo disso é Goku. O protagonista sempre flertou com a possibilidade de voar. Quando era pequeno, conseguia planar ao girar seu rabo (lembra disso?), e quando cresceu, passou a se deslocar pelos ares graças à nuvem voadora Nimbus. Mas logo na série seguinte, Dragon Ball Z, o personagem é visto voando sem nenhum tipo de auxílio. Assim, vale se perguntar: como é que Goku aprendeu a voar?

A capacidade de voar é introduzida no anime original graças a Escola Garça, que domina a técnica como Bukû-jutsu, ou então Dança no Céu. Basicamente, qualquer usuário do ki consegue canalizar sua energia para levitar.

Antes de dominar a técnica de voo através do ki, Goku precisava de uma nuvem Nimbus para poder voar

No arco em questão, o Mestre Tsuru, da Escola Garça, ensina justamente a técnica para Chaos e para Tenshinhan. Quando Tenshinhan se torna um aliado de Goku, após os dois batalharem, a técnica enfim chega ao protagonista, que aprende devagar mas, através da observação e do treino, eventualmente se torna um verdadeiro mestre do voo.

A série mais recente da franquia, Dragon Ball Super, é exibida no Brasil pela Crunchyroll.

Aproveite e confira: