Dragon Ball: Cientista explica por que nome dado às transformações no anime é errado
Dragon Ball: Cientista explica por que nome dado às transformações no anime é errado
Há uma explicação mais plausível para os poderes saiyajin.
As lutas de Dragon Ball são marcadas pelas transformações mirabolantes, tanto dos heróis quanto vilões. Não teria graça torcer para os guerreiros saiyajins se seus adversários não evoluíssem para formas mais fortes a cada meia dúzia de episódios. Mas de acordo com cientistas japoneses, estas transformações não deveriam ser chamadas de evoluções, pois há outro termo que descreve melhor o processo.
Em uma entrevista para o site oficial de Dragon Ball, os cientistas Masayuki Kato e Yudai Okuyama comentaram sobre as diferentes transformações do anime.
Além de serem grandes fãs da franquia, Kato ganha a vida como professor de ciências, enquanto Okuyama é pesquisador no Museu Nacional de Natureza e Ciência, especializado na teoria evolucionária. Porém, ambos concordam que o processo não encaixa no perfil comum da evolução.
“Falando da mudança de cores e formas, tem muitos personagens no mundo de Dragon Ball como Freeza, Cell e os Super Saiyajins que podem fazer isso! Estou aqui sobre ordens do departamento de edição para falar de Dragon Ball sob o contexto de evolução, mas seria evolução realmente a palavra certa para descrever as diferentes o formas de Freeza ou as transformações dos Super Saiyajins?,” questionou Kato.
Okuyama, que tem um conhecimento mais vasto nesta área, confirma que esta é uma classificação errônea e o jeito correto de se referenciar estas mudanças individuais de forma seria metamorfose, como acontece na natureza com sapos e insetos.
“Evolução é quando um grupo — não um indivíduo — encara mudanças transgeracionais a sua natureza ou propriedades. Vejam as plantas, por exemplo. O formato de suas flores evoluiu ao longo de muitos anos através de sua relação com outros organismos importantes na polinização,” explica Okuyama, “No caso de Freeza, sua transformação não é o resultado de mudanças transgeracionais, mas na verdade parece ser algum tipo de metamorfose relacionada a seu desenvolvimento pessoal.”
Há uma discussão recorrente se o mesmo também se aplica a criaturas muito famosas de outro anime: os Pokémon. Mas isso seria um assunto para outra matéria. O que acharam deste pequeno estudo? Não deixem de comentar!
Fique com: