Doutor Estranho 2: Funko do filme sofre mudança após polêmica, entenda

Capa da Publicação

Doutor Estranho 2: Funko do filme sofre mudança após polêmica, entenda

Por Leo Gravena

A Marvel Studios e a Funko atualizaram o tom de pele do brinquedo de America Chavez após acusações de whitewashing – prática que consiste em “embranquecer” personagens negros, asiáticos, nativos americanos e de outras etnias tidas como minoritárias. No caso da personagem, o Funko trazia ela em um tom de pele bem mais claro que o da atriz que a interpreta, Xochitl Gomez.

O Funko originalmente havia sido divulgado no inicio de março, e desde então foi criticado pelos fãs por trazer uma versão com um tom de pele muito mais claro da personagem em comparação à sua versão nos quadrinhos e em live action, que estreará em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura.

Confira as versões antigas e novas do Funko abaixo (via The Direct):

Funko de Miss América

Funko original de América Chavez

Funko de Miss América

Versão atualizada do Funko de America Chavez

Funko de Miss América

Comparação entre a versão original (esquerda) e a atualizada (direita) da personagem.

Recentemente, cada vez mais fãs e espectadores de adaptações cinematográficas estão sendo críticos em relação ao whitewashing de personagens de histórias em quadrinhos e livros. Recentemente, o próprio chefe da Marvel Studios, Kevin Feige, e a atriz Tilda Swinton falaram sobre a mudança de etnia relacionada à Anciã. A atriz Gal Gadot também foi alvo de críticas após ter aceito o papel de Cleópatra.

Já sobre a America Chavez, essa não é a primeira polêmica envolvendo a personagem em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura. Recentemente o cocriador da personagem, Joe Casey, revelou que ele não recebeu compensação financeira da Marvel pela aparição da personagem no novo filme do MCU.

Confira também: