Como os direitos de adaptação quase impediram Namor de entrar no MCU
Como os direitos de adaptação quase impediram Namor de entrar no MCU
O personagem quase fez sua estreia em 2018!
Em pouco mais de um mês, teremos o lançamento de Pantera Negra: Wakanda para Sempre, novo filme do Universo Cinematográfico da Marvel que apresentará, entre seus antagonistas, o lendário Namor, o Príncipe Submarino. Porém, você sabia que a Casa das Ideias quase não pôde usar o personagem por questões envolvendo os direitos de adaptação do personagem?
Recentemente, a Entertainment Weekly fez uma grande matéria sobre o filme, onde confirmou um fato interessante: de acordo com Kevin Feige, Namor teria feito sua primeira aparição em uma das cenas pós-créditos de Pantera Negra, de 2018, mas isso acabou não acontecendo porque os direitos do personagem estavam com outro estúdio na época.
Isso nos leva de volta a 1997, quando a Marvel Comics estava à beira da falência e, para se salvar, vendeu os direitos de adaptação de vários personagens e equipes para outros estúdios. O Demolidor, o Quarteto Fantástico e os X-Men foram parar na Fox, enquanto a Sony tomou conta do Homem-Aranha e do Motoqueiro Fantasma, por exemplo. Mas o Namor acabou indo parar na Universal Pictures, estúdio que também detinha os direitos do Hulk.
Então, Avi Arad – um dos fundadores da Marvel Studios – começou a desenvolver um filme do Príncipe Submarino junto de Philip Kaufman (diretor de Invasores de Corpos, de 1978). O projeto continuou em desenvolvimento por mais de uma década, mas nunca ia para frente.
Curiosamente, o projeto teria um desenvolvimento parecido com o de O Incrível Hulk, de 2008. Isso de dá porque nos contratos da Marvel Studios com a Universal, a Casa das Ideias é responsável por produzir os filmes enquanto a Universal é responsável pela distribuição – ou seja, eles não possuem nenhum domínio criativo sobre o personagem.
Em 2018, durante uma entrevista ao IGN, o próprio Kevin Feige comentou sobre uma possível inclusão de Namor no MCU, dizendo que os direitos do personagem “não eram tão claros quanto a maior parte dos outros personagens à sua disposição”.
Vale lembrar que o próprio Hulk possui algumas questões complicadas, já que a Disney (atual detentora da Marvel e da Marvel Studios) não quer produzir um filme para que ele seja distribuído pela Universal, já que o estúdio deveria receber a maior parte dos lucros pelo projeto – e é exatamente por isso que, até hoje, não temos um filme solo do Hulk desde 2008.
Felizmente, as questões contratuais parecem ter sido resolvidas, embora ainda não esteja muito claro exatamente o que aconteceu. Não sabemos se os direitos de distribuição apenas reverteram para a Marvel ou se a inserção do anti-herói está acontecendo com o aval da Universal Pictures. De qualquer forma, Namor estará em Pantera Negra: Wakanda para Sempre e será interpretado por Tenoch Huerta.
Felizmente, Namor fará sua aparição em Pantera Negra: Wakanda para Sempre, que estreia no dia 10 de novembro.
Abaixo, confira também: