Dinastia Kang: Tudo sobre o arco da Marvel que vai virar filme dos Vingadores em 2025
Dinastia Kang: Tudo sobre o arco da Marvel que vai virar filme dos Vingadores em 2025
O primeiro filme dos Vingadores em 2025 divide o título com um importante arco das HQs
Durante a San Diego Comic-Con 2022, Kevin Feige anunciou dois filmes dos Vingadores para 2025 durante o painel da Marvel Studios. Vingadores: Dinastia Kang e Vingadores: Guerras Secretas serão dois filmes evento que – ao que tudo indica – vão adaptar duas grandes sagas das HQs para o Universo Cinematográfico Marvel.
Depois de falar um pouco sobre as Guerras Secretas, que foi uma grande saga-evento que alterou completamente o Universo Marvel durante sua publicação, vamos agora falar de Dinastia Kang, que foi um arco na HQ dos Vingadores que afirmou o viajante do tempo como um dos piores vilões da Terra-616.
- Qual é a história de Vingadores: Dinastia Kang?
- Como Dinastia Kang pode ser adaptada no MCU?
- Kang no Multiverso Cinematográfico da Marvel
Qual é a história de Vingadores: Dinastia Kang?
Dinastia Kang, também conhecido por “Guerra Kang”, foi um arco dos quadrinhos dos Vingadores originalmente publicado entre 2001 e 2002, entre as edições #41 e #55 da história. Escrita por Kurt Busiek e com arte de Alan Davis, Kieron Dwyer, Ivan Reis e Manuel Garcia, o arco, que no Brasil começou a ser publicada em 2003 na revista “Marvel 2003 n° 1”, é um dos mais aclamados da revista e das HQs da época.
Na história acompanhamos mais uma tentativa de Kang, o Conquistador, em conquistar a Terra. O que tem de tão diferente nisso? Dessa vez ele consegue. O arco começa quando Kang e seu filho Marcus, o novo Centurião Escarlate (uma identidade anteriormente usada por Kang), surgem em frente ao prédio das Nações Unidas.
Em uma grande demonstração de poder, Kang simplesmente destrói o prédio, porém revela que todos que estavam dentro ainda estão vivos, já que ele os salvou. O vilão então mostra várias visões de futuros apocalípticos causados pela humanidade e diz que irá salvar a Terra ao tomar controle total dela e de seus habitantes. Com a ajuda de vários outros vilões, incluindo os Deviantes e Attuma, de Atlantis, ele lança um grande ataque à Terra-616.
Conforme Kang vai conquistando territórios – ele destrói e conquista a Europa, Rússia e boa parte dos EUA com seus aliados – parte dos Vingadores decidem invadir a base espacial do vilão, uma nave chamada Dâmocles em formato de espada, mas acabam ficando presos no espaço.
Na Terra, Kang toma controle total dos Sentinelas, criados pelo governo para caçar mutantes, e os usa como proteção enquanto utiliza uma outra arma do futuro para destruir completamente a cidade de Washington, DC, matando milhares de pessoas. Após ameaçar destruir mais grandes centros metropolitanos, o mundo decide se render a Kang, com a Vespa se rendendo nome dos Vingadores.
No fim, os Vingadores conseguem se unir novamente, destruir a base espacial de Kang e libertar os vários heróis que foram presos pelo Conquistador. Kang é derrotado e sua nave cai na Terra, com seu filho Marcus voltando para a época de onde veio. Após lutar contra o Capitão América, Kang é preso, mas está feliz em ter, mesmo que brevemente, sido um dos únicos a conquistar completamente a Terra.
O arco é finalizado quando Marcus, o Centurião Escarlate, retorna para salvá-lo, porém Kang revela que sabe que o vilão ajudou Carol Danvers, como Warbird, a derrotar o Mestre do Mundo. Ele leva seu “filho” para um necrotério onde é revelado que já existiram outras 22 versões de Marcus, a atual sendo a 23ª. Kang diz que estava feliz em morrer e deixar Marcus livre, porém ele havia sido solto e não poderia tolerar um traidor. Kang então o esfaqueia, matando mais uma versão do personagem.
A saga é bastante lembrada por trazer Kang como um vilão gigantesco e impiedoso, o tornando um dos maiores inimigos dos Vingadores e o colocando no mesmo patamar de Ultron e Thanos – já que mesmo tendo aparecido em muitas histórias anteriores, ele nunca foi tão perigoso como aqui.
Como Dinastia Kang pode ser adaptada no MCU?
Após o anúncio, muitos fãs já estão bastante interessados em como veremos a saga sendo adaptada nos cinema. O filme, que será dirigido por Destin Daniel Cretton de Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, estreia apenas em maio de 2025, mas é impossível não teorizar sobre o que deve ocorrer até lá.
Até agora, a maior teoria é de que Kang, diferente das HQs, realmente vença e no primeiro longa vejamos o vilão utilizando-se das Incursões para dominar completamente a Terra e no fim, criando o Mundo Bélico em uma tentativa de “salvar” o multiverso. Ainda assim, é um longo caminho até lá e diversas produções serão lançadas nesse meio tempo que podem adicionar ou destruir completamente as teorias criadas até agora.
Kang no Multiverso Cinematográfico da Marvel
Interpretado por Jonathan Majors, Kang apareceu pela primeira vez em Loki, mas em breve veremos ele em Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania, que estreia em fevereiro de 2023.
Em Loki, o conhecemos como “Aquele que Permanece”, uma versão de Kang que conseguiu impedir o multiverso de expandir e venceu todas as suas variantes, mas após o multiverso ser “desbloqueado” no final da primeira temporada, mais versões do vilão irão aparecer.
Na primeira arte oficial de Quantumania, podemos ver Majors como uma versão de Kang bem semelhante à dos quadrinhos, com ele usando seu traje de contenção e o visor azul. Porém, ainda não sabemos se realmente a variante do personagem vista no filme será a mesma que causará o terror no MCU em 2025.
Quais suas teorias sobre o futuro do Universo Cinematográfico da Marvel? Não deixe de comentar!
Confira também todos os filmes e séries que compõe a Fase 5 do MCU: