Qual a diferença entre Fullmetal Alchemist e Brotherhood? Entenda
Qual a diferença entre Fullmetal Alchemist e Brotherhood? Entenda
Fullmetal Alchemist recebeu duas adaptações para anime, mas você conhece as diferenças entre as duas?
Fullmetal Alchemist é uma das obras mais adoradas e aclamadas no mundo dos animes, principalmente sua versão Fullmetal Alchemist: Brotherhood. O que alguns fãs não sabem é que essa se trata apenas da segunda adaptação que a história original de Hiromu Arakawa recebeu, sendo lançada em 2009 e seguindo de forma mais fiel a obra original do mangá. Mas Fullmetal Alchemist também possui uma adaptação de 2003, onde vários pontos são diferentes da história original.
Ambas as séries adaptadas cativaram o público e fizeram com que a obra fosse uma das mais aclamadas, como praticamente perfeita, dentro do mundo dos animes, mas a principal diferença entre a de 2003 e a de 2009 é a questão de seguir ou não a obra original (via Difference Between.net).
- Por que Fullmetal Alchemist e Brotherhood são diferentes?
- Quais são as principais mudanças entre Fullmetal Alchemist e Brotherhood?
Por que Fullmetal Alchemist e Brotherhood são diferentes?
Quando FMA (2003) estava sendo produzido, o mangá de Arakawa também estava sendo escrito, então a adaptação acabou alcançando os capítulos mais recentes do mangá e precisou criar um enredo próprio para concluir a história em 50 episódios.
Já o Brotherhood (2009) é bem mais fiel ao mangá, pois começou a adaptar a obra quando ela já estava completa, o que acabou agradando mais os fãs por passar a verdadeira intenção da autora em seu resultado final.
Quais são as principais mudanças entre Fullmetal Alchemist e Brotherhood?
Mas como não seguir o mangá afetou o enredo de FMA? Um dos principais pontos é a questão do antagonista. Na obra de 2003, a vilã é uma mulher chamada Dante, que controla os Homúnculos que são denominados como os 7 Pecados Capitais. O objetivo de Dante é prolongar sua vida com o auxílio da Pedra Filosofal.
Enquanto isso no mangá, e na adaptação de 2009, o antagonista é conhecido como Pai, que também busca pela imortalidade e poder acima de tudo, mas diferente de Dante, ele quer adquirir o máximo de conhecimento possível.
Em questão de animação também é possível notar a diferença, provavelmente devido a diferença de idade de uma adaptação para a outra. Enquanto Brotherhood oferece fundos mais dinâmicos, quadros mais elaborados e visualmente mais detalhes, FMA acaba perdendo bastante nesses pontos, não conseguindo trazer muita inovação em sua animação, um ponto bem negativo se comparado ao seu sucessor.
Um dos poucos quesitos em que Brotherhood talvez perca é em relação aos personagens e a forma como esses são inseridos na história. Como conta com um elenco amplo e fluído, é possível ficar meio perdido quando um rosto novo aparece, mas nada que comprometa a experiência ao assistir. FMA, por outro lado, consegue entregar de uma forma melhor e bem mais trabalhada cada um dos personagens e suas bagagens.
O final de ambas as adaptações também é bem diferente. Em FMA os irmãos Elric viajam para o “nosso mundo” no filme Fullmetal Alchemist: Conqueror of Shambala e ficam impossibilitados de retornar ao seu mundo pois selaram o Portão da Verdade para que ninguém conseguisse transitar entre eles.
Em Brotherhood, assim como no mangá, Ed abre mão de suas habilidades com a alquimia em troca de ter o corpo de seu irmão mais novo de volta.
É fato que as duas adaptações carregam enredos bem diferentes uma da outra, mas qual é a sua preferida e por quê? Diz aí nos comentários!
Confira também: