Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba 02×17 – Jamais vou desistir
Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba 02×17 – Jamais vou desistir
O verdadeiro poder da Demon Slayer Corps e o melhor episódio da temporada!
Atenção: Alerta de Spoilers!
Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba não cansa de nos oferecer episódios cada vez mais eletrizantes. O Entertainment District Arc não para de surpreender quando o assunto são cenas de tirar o fôlego, mas dessa vez o episódio inteiro causou essa reação. Não é à toa que “Jamais vou desistir” é o episódio de Demon Slayer com maior pontuação no IMDb, com 9.9 de aprovação! Mas o que fez este capítulo ser tão incrível? A gente te conta.
A unfotable é o estúdio responsável pela adaptação de Kimetsu no Yaiba para anime e sempre recebe elogios pelo seu trabalho com a animação. Eu mesma sempre trago elogios sobre sua linearidade e qualidade, mas esse episódio superou completamente todas as expectativas sobre animação e trilha sonora. O estúdio teve o cuidado de entregar uma produção à altura da grande luta que encerra este arco, um confronto frenético e imprevisível… Eles conseguiram realizar um trabalho de animação que facilmente poderia ser comparado a de um filme.
O episódio começa com um ótimo diálogo, inclusive com um ponto esperado por muitos fãs: escutar a voz de Nezuko. Após o final do episódio anterior, em que Tanjiro acredita que tudo deu errado por sua falta de atenção e se desculpa com todos, Nezuko aparece em seu subconsciente para pedir que seu irmão pare de se desculpar. Tanjiro realmente criou o péssimo hábito de pedir perdão o tempo todo por coisas que ele não tem controle e essa cena foi uma forma do roteiro nos mostrar que não só sabe disso, como também consegue trabalhar esse “defeito”de Tanjiro em um diálogo expositivo sobre o problema.
Ao acordar, Tanjiro se depara com uma situação caótica: o Distrito da Luz Vermelha foi totalmente destruído pelos irmãos onis. O garoto ainda se preocupa em saber se todos os moradores conseguiram fugir em segurança, mas não é algo que está em seu controle (Makio e Suma estavam evacuando a cidade, então é provável que muitos sobreviveram). Ele automaticamente se preocupa com Nezuko, mas logo relaxa ao ver que sua irmãzinha estava bem e é nesse momento que Gyutaro aparece bem na sua frente.
Gyutaro não mata Tanjiro logo de cara, preferindo humilhá-lo de todas as formas possíveis. Ele fala de seus companheiros, Inosuke que teve seu coração perfurado, Zenitsu que está soterrado e morrerá sozinho, Uzui que teve seu coração atingido pelo veneno e Nezuko, a irmã mais nova que Tanjiro nem sequer consegue proteger. Gyutaro quer que Tanjiro se sinta patético, destruindo seu interior antes de matar seu corpo. Ele quebra os dedos da mão direita de Tanjiro e o agride com tapas e puxões de cabelo enquanto reafirma o quanto Tanjiro é fraco, o desafiando a cortar seu pescoço.
Para a surpresa do oni (e para a nossa também), assim que tem uma brecha, o garoto agarra a caixa de Nezuko e corre disparado para longe. Tanjiro não é de fugir, será que ele realmente se rendeu ao medo? Antes que pudéssemos entender, Gyutaro alcança o garoto e o acerta com um chute que o arremeça longe. O Lua Superior aproveita que Tanjiro está caído e indefeso para fazer uma proposta: transformá-lo em oni para que ele e sua irmã vivam juntos assim como ele e Daki. Tanjiro apenas ergue a cabeça olhando para o céu, quase como um sinal de frustração…
Frustração? Não mesmo. Estamos falando de Tanjiro Kamado, e ele nunca desiste! Tanjiro inclinou sua cabeça para conseguir controlar sua respiração e se preparar para um ataque aparentemente desesperado: sua famosa cabeçada.
Mas havia uma estratégia por trás dessa atitude impulsiva, Tanjiro acertou uma das kunais envenenadas em Gyutaro, fazendo com que o oni fosse paralisado e entendesse que “fugir” não era nada além de uma estratégia do garoto para o encurralar. No plano de Tanjiro, ele correu para conseguir pegar uma das kunais, abriu um saco de incenso para esconder o cheiro do veneno e aguardou o momento certo para atacar… Nada em sua fuga foi por acaso, reforçando a determinação inabalável do herói.
“Ele está completamente sozinho, por que não desiste? Por que ele não cede? Essa vontade que ele tem de me derrotar… Por que ele não desiste?”
Essas foram as falas de Gyutaro ao ver que Tanjiro não desistiria até vencê-lo. Uma cena incrível onde o caçador novamente usa a Hinokami Kagura para ter mais chance de cortar o pescoço do demônio. Logo em seguida, o roteiro aproveita a oportunidade para fazer o que sempre faz quando Tanjiro está prestes a matar um oni: demonstrar que o garoto tem empatia pelo monstro. Tanjiro entende que poderia ter se tornado um oni no passado junto com Nezuko e que se isso acontecesse, eles seriam como Daki e Gyutaro.
Ao ver que seu irmão estava em perigo, Daki resolve ajudar e lançar suas faixas em direção ao garoto, ela só não contava com Zenitsu saindo dos escombros para impedi-la, se prontificando a tentar cortar seu pescoço. Essa temporada deu um destaque incrível para Zenitsu, principalmente para que aquela imagem de personagem fracote fosse esquecida, ao menos enquanto ele está dormindo. Enquanto Tanjiro der seu melhor contra Gyutaro, Zenitsu dará seu melhor contra Daki.
Gyutaro por sua vez consegue resistir tempo suficiente para retirar a kunai envenenada de sua perna e se recuperar para utilizar seu Kekkijutsu, afastando seu inimigo. Tanjiro não tem outra alternativa a não ser defender e esquivar de tantos ataques que agora estão sendo desferidos freneticamente. Assim que o oni se recuperasse completamente do veneno, Tanjiro estaria correndo grande risco de vida.
Mas é nesse momento tenso em que Tanjiro quase é atingido que o público foi à loucura: Uzui, o Hasira do Som faz sua entrada triunfal! Uzui literalmente utilizou seus músculos para parar seu coração e, consequentemente, atrasar os efeitos do veneno de Gyutaro, demonstrando o tamanho da confiança que Uzui tem em suas próprias habilidades. E pela primeira vez, vemos a totalidade de seu poder com sua Respiração do Som ao conseguir “completar a partitura” do Kekkijutsu de Gyutaro.
A técnica de Uzui precisa de tempo para estar completa, afinal ele precisa analisar todos os golpes de um adversário para conseguir a partitura completa de seus movimentos e assim, prever cada um deles. Mas depois que consegue fazer a análise completa, o Hashira do Som é imbatível! E assim começa a luta mais incrível da temporada.
Tudo nessa luta funciona muito bem e nos faz ter a certeza que tanto o oni quanto o Hashira estão lutando em um nível absurdo. A dublagem dos personagens demonstra o quanto ambos estão no seu limite para finalizar esse combate. A trilha sonora funciona tão bem que o som das espadas se encontrando parecem um complemento do instrumental. E a animação… Você pode não gostar da animação de Demon Slayer, mas é inegável a qualidade e a forma como ela consegue nos deixar sem fôlego com uma luta de aproximadamente quatro minutos (lembrando que Uzui agora só tem uma das mãos).
Enquanto Uzui dá o seu máximo contra Gyutaro, Tanjiro acompanha os dois esperando uma brecha para ajudar o Hashira do Som. Quando essa brecha finalmente apareceu, Tanjiro não hesitou em usar o resto de sua energia para atacar, mesmo tendo sido atingido primeiro com uma das foices envenenadas do inimigo. Um detalhe importante aconteceu nessa cena, se você não acompanha o mangá lembre-se bem dele para o futuro da história: a cicatriz na testa de Tanjiro mudou de forma, assim como seu cabelo e seu poder. Se você já leu o mangá, sabe o quanto essa cena será importante não só para Tanjiro, mas para todos os Caçadores ao seu redor.
Com essa mudança e aumento de poder, Tanjiro está próximo de decapitar de vez Gyutaro. Mas mesmo que ele consiga, ainda precisam lidar com Daki que também tem que ser cortada. Nesse momento, Inosuke aparece fazendo os fãs comemorarem de novo! Como ele explica — e já foi citado na primeira temporada — o garoto-javali consegue mudar o lugar dos órgãos dentro de seu corpo, então ao ser atingido na altura do coração, ele já havia trocado a posição interna dele. Além disso, como foi criado na floresta, venenos não funcionam com ele.
E é assim que Uzui e Tanjiro cortam a cabeça de Gyutaro simultaneamente ao momento em que Zenitsu e Inosuke cortam a cabeça de Daki. Mas como nada nessa temporada é fácil, lógico que esse episódio também não acabaria bem, mesmo com essa vitória. Tanjiro está muito afetado com o veneno da foice do oni. Tão afetado que ele sequer consegue ouvir o que Uzui diz sobre correr e se afastar do corpo decapitado de Gyutaro. O episódio acaba com o cadáver explodindo com Kekkijutsu, dando a entender que todos em uma área de no mínimo 50 metros foram atingidos e podem nem ter sobrevivido.
Os créditos aparecem enquanto acompanhamos a fumaça da explosão se dissipar, quase como uma oportunidade que o anime nos dá de tentar digerir tudo o que aconteceu nesses quase 24 minutos.
Esse foi o episódio mais emocionante da temporada, um misto de sensações entre sentir medo pelos personagens, alívio quando vemos todos vivos, comemorar com uma luta tão incrível como a de Uzui x Gyutaro e no fim, ter que lidar com a chance de alguém não ter resistido a explosão. Kimetsu no Yaiba é um anime que explora bem a relação de personagens e o público, fazendo com que a obra nos emocione por diversos caminhos diferentes.
Confira também: