Demolidor: Entenda as origens do traje vermelho e amarelo do Homem Sem Medo
Demolidor: Entenda as origens do traje vermelho e amarelo do Homem Sem Medo
Entenda como surgiu, quem criou e por que o traje será usado no Universo Cinematográfico da Marvel!
Após anos de espera dos fãs, o Demolidor finalmente se juntou ao Universo Cinematográfico da Marvel do jeito que deveria ter sido, junto de outros heróis e vivendo sua vida dupla como Matt Murdock de dia e como Homem Sem Medo à noite. Porém, uma mudança bem interessante foi adicionada ao personagem, agora que ele participará de Mulher-Hulk: Defensora de Heróis.
Quando pensamos no Demolidor, sempre imaginamos o traje vermelho clássico – ou até mesmo a roupa “ninja” que foi criada por Frank Miller e John Romita Jr. em Homem Sem Medo. No entanto, ele agora vai usar um traje mais chamativo, vermelho e amarelo, que tem uma contraparte bem interessante nos quadrinhos. E neste artigo, vamos te explicar as origens do “novo” traje do Demolidor!
- Quando o traje vermelho e amarelo surgiu nos quadrinhos do Demolidor?
- Por que o Demolidor usa esse traje?
- Por que esse traje vai aparecer no MCU?
Quando o traje vermelho e amarelo surgiu nos quadrinhos do Demolidor?
A primeira aparição do traje vermelho e amarelo do Demolidor data de fevereiro de 1964. Ele foi criado por Stan Lee e Bill Everett nas páginas de Daredevil Vol. 1 #1, a primeira aparição canônica do Homem Sem Medo nas HQs da Casa das Ideias. Ou seja, o traje foi o primeiro a aparecer nas histórias do personagem, muito antes dele usar uma roupa totalmente vermelha.
Histórias posteriores, como Homem Sem Medo, de Frank Miller e John Romita Jr., estabeleceram o retcon na origem do personagem, mostrando que antes do traje vermelho e amarelo, ele usou uma roupa toda preta, quase como um ninja – que inclusive, foi adaptada na primeira temporada da série solo do herói na Netflix.
Não há uma justificativa clara do porque o traje tinha essa coloração nas primeiras aventuras do herói, embora seja fácil de deduzir: os quadrinhos originais da Marvel capturavam a atenção de seu público através das cores vibrantes que prometiam aventuras maravilhosas, e quase todos os heróis da editora criados na época possuíam um esquema de cores baseado em duas cores – basta pensar no Homem-Aranha, no Homem de Ferro e até mesmo os trajes clássicos dos X-Men.
Porém, por mais que não exista uma justificativa clara para a decisão editorial, há uma história por trás desse traje no cânone das HQs…
Por que o Demolidor usa esse traje?
Recapitulando um pouco da origem do Demolidor nos quadrinhos: Matt Murdock sofre um terrível acidente e, em decorrência disso, perde sua visão – mas tem todos os seus sentidos aumentados. Ele é filho de Jack Murdock, um lutador de boxe que estava passando por uma maré de azar nos campeonatos. Para ganhar lutas, ele acaba se ligando a pessoas terríveis, como Roscoe Sweeney, o Consertador.
Roscoe faz com que Jack ganhe várias lutas, mas exige que, em uma final decisiva, o homem perca uma batalha para que possa ganhar dinheiro com apostas. Em um último momento de consciência, ele vai contra as ordens de Roscoe e vence a disputa, para que seu filho tenha orgulho dele. Em seguida, ele é morto pelos homens de Roscoe – e isso é a gota d’água para transformar Matt no Demolidor.
O primeiro traje heroico do Homem Sem Medo – ou seja, o vermelho e amarelo – é feito justamente para honrar Jack e sua memória, já que essas eram as cores que ele usava sempre que lutava nos ringues. Não apenas isso, ele usa parte do aparato de Jack para criar o traje, como suas botas, seu calção e até mesmo o robe que ele usava antes e depois dos combates.
E uma pequena curiosidade: foi o próprio Demolidor quem costurou seu primeiro traje. Apesar de sua deficiência visual, ele é capaz de sentir a temperatura em diferentes tipos de tecido e, com isso, saber exatamente qual cor está tocando. Desse jeito, ele faz uma escolha bem consciente de honrar a memória de seu pai em seu traje de combate ao crime.
Por que esse traje vai aparecer no MCU?
Após anos da cisão entre a Marvel Studios e a Marvel Television, finalmente podemos ver o Demolidor de Charlie Cox sendo trazido para o Universo Cinematográfico da Marvel, em uma história que seja realmente conectada às outras franquias. A primeira participação do herói na saga foi em Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, onde ele aparece apenas como Matt Murdock, advogado de defesa de Peter Parker.
No entanto, ele está prestes a voltar em Mulher-Hulk: Defensora de Heróis, e o episódio mais recente da série, apesar de não contar com uma participação do Homem Sem Medo, nos dá o primeiro vislumbre de seu traje amarelo e vermelho, já que podemos ver o capacete sendo guardado por Luke Jacobson, um estilista que prepara roupas e uniformes para super-heróis.
Ainda não sabemos se esse traje será reutilizado em Daredevil: Born Again, a série solo do herói prevista só para 2024, mas há uma justificativa simples do porquê essa será a roupa usada na primeira participação do Demolidor no MCU: deixar claro para o público que esse é um “novo” Demolidor, sem exigir que os fãs tenham visto toda a série da Netflix.
Em entrevistas recentes, Charlie Cox confirmou que a série solo do herói será um reboot e que não dará sequência aos eventos apresentados nas séries da Netflix – e nesse caso, faz sentido para a Marvel querer usar um uniforme tão diferente para diferenciá-lo do traje que ele usava naquele universo. Porém, se formos levar em conta alguns títulos recentes do estúdio, é bem provável que a roupa vermelha e amarela não dure muito.
Basta pensar, por exemplo, em WandaVision, que demora quase dez episódios para apresentar um traje “fiel aos quadrinhos” da Feiticeira Escarlate, mas esse visual nem sequer foi para os cinemas, já que Doutor Estranho no Multiverso da Loucura trazia um visual totalmente diferente para a personagem. Talvez o mesmo aconteça com o Demolidor – o que pode ser um alívio para os fãs que querem vê-lo novamente trajando apenas vermelho.
Mulher-Hulk: Defensora de Heróis vai ao ar todas as quintas-feiras, no Disney+.
Abaixo, confira também: