Death Note: O que aconteceria se o dono do caderno o perdesse ou fosse roubado?
Death Note: O que aconteceria se o dono do caderno o perdesse ou fosse roubado?
Alguns efeitos dessa regra já foram utilizados por Light Yagami
Mesmo depois de quase vinte anos desde o lançamento do primeiro capítulo de Death Note, as regras do “caderno da morte” ainda confundem alguns espectadores. Ao dar o poder da morte aos donos desses objetos, algumas situações comuns acabam sendo postas de lado, como perder o caderno ou ser roubado. Nesses casos, o que aconteceria com o dono?
Para responder essa e outras perguntas, Tsugumi Ohba lançou Death Note 13: How to Read (ou Death Note 13: A Verdade – How to Read em sua versão nacional). Publicado em 13 de outubro de 2006, o mesmo contextualiza e a aprofunda diversas das questões ao redor do uso do Death Note.
Entre explicações sobre causas da morte, como inserir os nomes, os olhos de shinigami e mais, há um capítulo dedicado a “fenômenos gerados pela posse ou não do caderno”. Nessa sessão, é explicado o que acontece quando um portador perde o caderno ou é roubado.
“No caso de perder ou ter o Death Note roubado, perderá o direito de propriedade sobre o caderno, a menos que o encontre dentro de 490 dias”, diz o item II.2 de Death Note 13: How to Read.
Assim como outras regras do caderno, essa é utilizada por Light Yagami para enganar L sobre a sua identidade como o vilão Kira. Em determinado momento do anime e mangá, Light se separa de seu caderno e abdica a posse do mesmo, perdendo qualquer memória relacionada ao objeto ou aos shinigamis.
Em teoria, o mesmo acontece caso alguém perder o Death Note. Por exemplo, caso o mesmo for roubado, a posse é transferida para o ladrão responsável e o dono anterior perde as memórias.
O mesmo acontece se ele for perdido, mas, em compensação, serão necessários 490 dias para o dono perder sua autoridade sobre o caderno e, junto, suas memórias.
Outro ponto que pode ser levantado é que, mesmo perdendo o caderno, as folhas do mesmo mantém as mesmas propriedade. O que significa que uma eventual perda pode ser um problema, mas caso tiver um papel rasgado ou folha, o usuário pode ser capaz de manter suas memórias e, até mesmo, o contato com o shinigami.
Além disso, perder o caderno não é algo definitivo. Se encontrado após os 490 dias, seja por acidente ou de maneira intencional, ao tocar o objeto, todas as memórias com relação ao shinigami dono do caderno e do Death Note retornam.
Aproveite e continue lendo: