Daniel Radcliffe explica motivo de se posicionar contra comentários transfóbicos de J.K. Rowling
Daniel Radcliffe explica motivo de se posicionar contra comentários transfóbicos de J.K. Rowling
Para o ator, Rowling não representa “todo mundo na franquia”
A criadora de Harry Potter, J.K. Rowling, continua se envolvendo em polêmicas por conta das posições que defende na internet. Anteriormente, comentários transfóbicos feitos por ela levaram diversos atores dos filmes a se posicionarem a favor de pessoas trans, incluindo o protagonista Daniel Radcliffe. Agora, o ator voltou a comentar o assunto, esclarecendo o porquê de achar necessário se posicionar publicamente.
Radcliffe já demonstrava apoiar pessoas LGBTQ+ há anos, principalmente por meio de sua associação com o The Trevor Project, organização que tem a maior linha de prevenção de suicídio para jovens LGBTQ+. Quando se posicionou pela primeira vez, ele o fez por meio de uma carta publicada pela organização, que ele apoia desde 2010.
Agora, ele explicou suas motivações em entrevista ao IndieWire, dizendo:
“A razão pela qual senti que era muito, muito necessário dizer algo quando eu disse foi porque, principalmente desde terminar ‘Potter’, eu conheci tantas crianças e jovens queer e trans que se identificavam grandemente com Potter nesse sentido. E vê-los machucados naquele dia, eu fiquei tipo, eu queria que eles soubessem que nem todo mundo na franquia pensa assim. E isso era muito importante,” afirmou.
Continuando, ele falou sobre seu posicionamento mas se recusou a falar sobre a autora e o que pode ter a levado a atacar pessoas trans:
“Era muito importante porque eu trabalhei com o Trevor Project por mais de 10 anos, e não acho que conseguiria me olhar no espelho se eu não dissesse nada,” Radcliffe disse. “Mas não é meu lugar adivinhar o que outra pessoa está pensando.”
O próximo projeto de Radcliffe é o filme de comédia biográfico Weird: The Al Yankovic Story, no qual o ator interpreta o personagem titular, Weird Al. O longa estreia dia 4 de novembro no streaming Roku, que não está disponível no Brasil.
Fique com: