CW é vendida para a Nextstar, empresa de TV americana, diante do fim do Arrowverse
CW é vendida para a Nextstar, empresa de TV americana, diante do fim do Arrowverse
As mudanças ao redor da WarnerMedia estão a todo vapor!
Aparentemente, os planos da WarnerMedia não incluíam apenas o cancelamento de séries e filmes, como Batwoman e Batgirl. Muito além de uma análise ao redor de suas franquias, a empresa decidiu abrir mão de um gasto, vendendo o canal The CW para a Nextstar, uma das maiores empresas de mídia dos Estados Unidos. Possuindo 75% da emissora, a Nextstar promete trazer mudanças para a CW (via Deadline).
A venda foi anunciada nesta segunda-feira (15), garantindo uma porcentagem de 12,5% para os donos originais, a Paramount Global e a Warner Bros Discovery. A transição ainda será formalmente concluída nas próximas semanas, mas os diretores executivos da Nextstar já divulgaram alguns dos planos para a rede.
Em uma conferência de quinze minutos com analistas do Wall Street, o CEO Perry Sook comentou que a empresa irá absorver as dívidas da CW em troca da não obrigatoriedade de compras prévias de ações. De acordo com Lee Ann Gliha, CFO da empresa, a CW não é lucrativa, porém, a Nexstar promete mudar isso até 2025.
O custo de produção crescente de seus principais sucessos, como Supernatural, Gossip Girl, Riverdale, entre outras produções, explica porque as finanças da CW operaram constantemente no negativo, apesar de não ser normal para uma emissora de sua natureza. Por isso, os próximos passos da empresa serão reduzir despesas para, então, investir uma quantia por ano na emissora.
“Esperamos investir um montante abaixo de nove dígitos a longo prazo em um período de três ano”, explicou Gliha. “Nós vemos esse montante como um substituto para o preço de compra, ou um investimento feito a longo prazo, ao invés de um gasto contínuo no fluxo de caixa. Vocês nos conhecem. Estamos focando no lucro e no fluxo de caixa e esperamos conseguir atingir uma rentabilidade”.
Mas, essa mudança não significa que a Paramount ou a Warner Bros Discovery irão deixar de produzir conteúdo para o canal. Tom Carter, COO e futuro presidente da Nextstar, comentou que as empresas ainda poderão produzir roteiros originais para a CW, mas apenas para os anos de 2022 e 2023. Após o fim dessa cláusula do contrato, a Nextstar decidirá se continuará com a parceria ou não.
“Nossa abordagem será diferente de outros proprietários de redes de mídia”, disse Carter. “A empresa irá desenvolver a sua programação ‘sem um duplo planejamento de aprovação com potencial de desenvolvimento de projetos vendidos por meio de assinatura'”.
Essa característica do contrato de venda da CW explica os cancelamentos de séries do Arrowverse, como também de produções de sucesso, como Riverdale. Ao dar um fim apropriado a elas, caso a Paramount e Warner quiserem, poderão criar novas produções em busca de manter a parceria em voga.
Outro ponto que corrobora para os cancelamentos é o público da CW. Enquanto a emissora acredita que seu público alvo está entre adolescentes e pessoas em seus 30 anos, uma pesquisa recente evidenciou que os espectadores do canal tem uma média de 58 anos.
Carter ainda comentou que, futuramente, tomará uma estratégia diferente com a programação da CW, procurando investir cerca de dois bilhões de dólares ao ano, em busca de atrair mais espectadores. Também revelou que irá fazer uma “transição da NewsNation, nossa rede de notícias, da WGN [emissora de TV de Chicago], enquanto mantemos um foco no fluxo de caixa”.
Focando em “fluxo de caixa” e “lucro”, a apresentação da Nextstar apenas grifou seus “objetivos” com a nova aquisição, mas não deu grandes detalhes sobre as suas ações com a empresa. Investimentos em um novo serviço de streaming ou produções originais permanecem um mistério. Mas, o que se pode esperar da CW nos próximos anos é uma redução nas séries e muitas mudanças.
Aproveite e continue lendo: