Crepúsculo: A ordem correta dos filmes e dos livros
Crepúsculo: A ordem correta dos filmes e dos livros
Um guia completo com a ordem correta dos filmes e dos livros da saga Crepúsculo!
Independente da sua opinião a respeito, é fato que a saga Crepúsculo foi um dos maiores fenômenos literários e cinematográficos dos últimos tempos. A história de amor entre a tímida Bella Swan e o misterioso vampiro Edward Cullen emocionou o público ao redor do mundo e marcou a cultura pop de forma significativa.
Afinal, quem nunca ouviu falar a respeito do time Edward ou time Jacob? É por isso que, até os dias de hoje, a trama criada pela escritora Stephenie Meyer ainda é relembrada pelos fãs com muito carinho.
Mas caso você tenha perdido todo o período frenético de lançamentos ou só se interessou pela história agora, não se preocupe: preparamos esse guia completo com a ordem correta dos filmes e dos livros da saga Crepúsculo!
Qual é a ordem correta para assistir à saga Crepúsculo?
Crepúsculo (2008)
O início da jornada cinematográfica da saga Crepúsculo começou pelo seu homônimo literário. Inspirado na obra de Meyer, foi a partir da fama entre os leitores que a história de Bella e Edward ganhou ainda mais força na indústria de Hollywood.
A trama acompanha Bella Swan (Kristen Stewart), uma garota que muda de cidade e acaba conhecendo o enigmático Edward Cullen (Robert Pattinson). Logo, ela descobre que toda essa aura de mistério esconde uma verdade um tanto quanto assustadora: Edward é um vampiro. Mas isso não é o suficiente para impedir que Bella se apaixone por ele, e vice-versa.
A Saga Crepúsculo: Lua Nova (2009)
O segundo filme da saga Crepúsculo, intitulado Lua Nova, chegou em 2009, e prosseguiu tendo como base o livro homônimo, assim como todos os longas. Na trama, o relacionamento de Bella com Edward acaba enfrentando algumas turbulências que fazem com que o vampiro desapareça por um tempo.
Sozinha e sem a companhia do namorado, a garota se aproxima de Jacob (Taylor Lautner), seu colega de infância. Não demora muito para que ela descubra que o novo melhor amigo também esconde um segredo sombrio que pode mudar a relação dos dois significativamente.
A Saga Crepúsculo: Eclipse (2010)
Já em A Saga Crepúsculo: Eclipse, terceiro filme da franquia, novos perigos passam a rondar a vida da protagonista. Enquanto uma série de assassinatos misteriosos começa a ameaçar a paz dos habitantes de Seattle (EUA), Bella se vê diante de um dilema: escolher entre seu amor por Edward ou a amizade de Jacob.
Mas não para por aí: seja qual for sua escolha, a garota está ciente de que suas ações podem desencadear um grande conflito entre o vampiro e o lobisomem.
A Saga Crepúsculo: Amanhecer – Parte 1 (2011)
A Saga Crepúsculo: Amanhecer – Parte 1 marcou o início do fim da história de amor entre Bella e Edward nos cinemas. Após diversos “imprevistos” e desafios, o casal finalmente concretiza a união com um casamento que emocionou até os fãs mais racionais.
Porém, como tudo que é bom dura pouco, a magia dos recém-casados logo é ameaçada por uma série de problemas envolvendo a gravidez conturbada de Bella. Assim, Edward e sua família fazem de tudo para que a jovem consiga sobreviver a mais uma provação.
A Saga Crepúsculo: Amanhecer – Parte 2 (2012)
Em A Saga Crepúsculo: Amanhecer – Parte 2, temos a finalização da franquia em Hollywood. O longa deixou muitos fãs que acompanharam todo o alvoroço do lançamento com eternas saudades dos tão queridos personagens.
Na trama, após o nascimento de Renesmee (Mackenzie Foy), Bella tem seu desejo concretizado ao despertar como uma vampira. Logo, ela precisa aprender a lidar com os novos poderes e sentimentos, adaptando-se ao novo corpo, enquanto cuida da filha ao lado de Edward.
Além disso, o poderoso vampiro Aro Volturi (Michael Sheen) descobre que Renesmee tem habilidades raras que podem ameaçar o futuro de seu clã. Em vista disso, ele traça um plano para atacar os Cullen e evitar que suas preocupações se consolidem.
Onde assistir à saga Crepúsculo?
Agora que já te apresentamos à ordem correta para assistir aos filmes da saga Crepúsculo, vamos te mostrar onde você pode conferi-los. Felizmente, todos os longas da franquia estão disponíveis nos serviços de streaming. São eles:
- Crepúsculo – Netflix, HBO Max, Globoplay, Amazon Prime Video, Star+, Youtube, Google Play e Apple TV;
- A Saga Crepúsculo: Lua Nova – Netflix, HBO Max, Globoplay, Amazon Prime Video, Star+, Youtube e Apple TV;
- A Saga Crepúsculo: Eclipse – Netflix, HBO Max, Globoplay, Amazon Prime Video, Star+, Youtube, Google Play e Apple TV;
- A Saga Crepúsculo: Amanhecer (Parte 1) – Netflix, HBO Max, Globoplay, Amazon Prime Video, Star+, Youtube, Google Play e Apple TV;
- A Saga Crepúsculo: Amanhecer (Parte 2) – Netflix, HBO Max, Globoplay, Amazon Prime Video, Star+, Youtube, Google Play e Apple TV.
Qual é a ordem correta para ler a saga Crepúsculo?
Crepúsculo
Começando por aquele que dá nome à saga, Crepúsculo ficou marcado como um dos sucessos mais relevantes da área editorial. Além de servir de inspiração para outras ficções vampirescas, o romance de Stephenie Meyer ainda continua ganhando espaço nos dias atuais.
Antes de partirmos para o enredo, vale ressaltar que a ordem dos livros foi feita a partir de uma perspectiva cronológica, ou seja, seguimos a ordem de lançamento das obras. Isso porque, além da tetralogia original, a autora já chegou a lançar mais dois livros derivados da história. Dito isso, agora vamos ao que interessa.
Lançado em 2005 pela editora Intrínseca, Crepúsculo é narrado pelo ponto de vista de Bella Swan, uma garota que acaba se mudando para a chuvosa cidade de Forks para viver com o pai. Tudo poderia ser extremamente pacato e sem graça se não fosse por Edward Cullen, um cara misterioso por quem ela logo se apaixona.
Entre questões da juventude e o drama do primeiro amor, Meyer une o sobrenatural e o real para contar a história de uma paixão proibida entre uma humana e um vampiro.
Lua Nova
Lua Nova é o segundo livro da saga Crepúsculo, chegando ao mundo pela primeira vez no ano de 2006. A obra dá continuidade aos eventos narrados em seu antecessor, e desta vez vemos Bella encarando os perigos de namorar um vampiro.
Com novos desafios à vista, a trama acompanha a devastadora separação do casal. Enquanto Edward deixa a amada por achar que é a melhor forma de protegê-la, Bella se torna apática diante de todo o sofrimento do término do relacionamento.
É com a partida do vampiro que a garota acaba se aproximando de seu antigo colega Jacob, que a ajuda a enfrentar os momentos difíceis. Mas um segredo sombrio pode acabar com a amizade dos dois a qualquer instante.
Eclipse
Terceiro livro da saga, Eclipse foi lançado em 2007 e traz um novo dilema para a vida da protagonista. Cercada de novos perigos, como uma série de assassinatos que vem aterrorizando o local onde vive, Bella é forçada a escolher entre seu amor por Edward e a amizade de Jacob.
Acrescentando um drama a mais à narrativa, essa escolha vem acompanhada de um iminente conflito entre o vampiro e o lobisomem, que pode ganhar proporções catastróficas.
Amanhecer
Amanhecer é o quarto livro da saga, lançado em 2008. A obra traz as consequências da escolha feita por Bella, no terceiro livro, a respeito de sua relação com Edward e Jacob.
Dividida entre os pontos de vistas de Swan e do lobisomem, a trama conclui a história criada por Stephenie Meyer, trazendo uma série de acontecimentos com resultados devastadores para todos os envolvidos.
Além de tratar da guerra contra os poderosos Volturi, a obra mostra o casamento de Bella e Edward e como a gravidez conturbada da jovem resultou em sua transformação em vampira.
A Breve Segunda Vida de Bree Tanner: Uma história de Eclipse
Agora partindo para o universo expandido de Crepúsculo, A Breve Segunda Vida de Bree Tanner foi lançado em 2010, também com autoria de Stephenie Meyer. Por ser uma história relacionada ao terceiro livro, ela pode ser lida após o término da obra em questão sem grandes problemas (e se você quiser assim, claro).
Na trama, a autora apresenta Bree Tanner, uma jovem vampira que faz parte do exército de seres sobrenaturais que está atacando Seattle. Vivendo em condições horríveis e sedenta por sangue, ela conhece Diego, outro vampiro recém-criado que se torna seu amigo. Juntos, eles descobrem que tudo aquilo em que acreditam pode ser uma grande mentira.
Sol da Meia-Noite
Embora tenha sido idealizado há mais de uma década, Sol da Meia-Noite só chegou às prateleiras das livrarias apenas em 2020. Considerado como o quinto volume da saga Crepúsculo, Meyer levou os fãs de volta para onde tudo começou, desta vez pelo olhar de Edward Cullen.
Assim, o livro apresenta a visão do vampiro dos eventos narrados no primeiro livro, mostrando seus pensamentos e sentimentos mais profundos acerca de sua paixão por Bella.
Vale lembrar que os livros da saga Crepúsculo foram publicados pela editora Intrínseca no Brasil.
Aproveite também: