Como o Pantera Negra se tornou uma espécie de Rambo nas HQs da Marvel?
Como o Pantera Negra se tornou uma espécie de Rambo nas HQs da Marvel?
Tem hora que só diplomacia não resolve…
Pantera Negra é um tipo diferente de herói do que a Marvel Comics está acostumada, não apenas por representar toda uma classe racial, mas por ser um respeitado Chefe de Estado que precisa priorizar soluções diplomáticas. Mas houve um momento nos quadrinhos que só conversar não resolveria o problema e o Rei de Wakanda precisou de tantas armas que pareceu uma espécie de Rambo. Que oponente seria capaz de levar o Pantera Negra a tomar uma atitude tão extrema (via CBR)?
A história aconteceu em um arco na quinta edição da revista Black Axe (“Machado Negro”, em português), uma das tentativas da Marvel Comics UK de surfar na onda de sucesso dos quadrinhos americanos nos anos 90. Para tentar atrair mais público, a editora britânica lançava mão de diversos crossovers com personagens da matriz americana, e um deles acabou sendo o Pantera Negra.
Na trama, o país fictício de Mohannda estava sendo devastado por uma guerra civil. Como costuma acontecer na geopolítica internacional, o conflito estava sendo secretamente alimentado por forças estrangeiras. A empresa bélica do empresário Jonathan Cardinal vendia armas para ambos os lados, visando lucrar e aperfeiçoar seus produtos.
Quando T’Challa descobriu, suspendeu todas as negociações com o homem — Wakanda não compraria mais armas de sua empresa e nem venderia vibranium para seus novos protótipos. Furioso, Cardinal decidiu se vingar fazendo o que faz de melhor: maquinando uma guerra.
Em retaliação, o vilão roubou um carregamento de vibranium de Wakanda e sequestrou o seu rei. Cardinal culpou os guerrilheiros de Mohannda, esperando uma retaliação do conselho wakandano. Assim, a utópica nação seria obrigada a comprar mais armas de suas empresas, sem saber das descobertas de T’Challa, dando ao Cardinal tudo o que sempre quis.
Mas é claro que o Pantera Negra conseguiria escapar das garras desse vilão. O guerreiro se une ao super-herói britânico Machado Negro e ao africano Afrikaa (pois é… Anos 90…) para revidar contra a milícia do Cardinal. Sem acesso ao arsenal de seu povo, T’Challa aceita a ajuda do Machado Negro, que entrega uma série de armas ultra-tecnológicas ao protetor de Wakanda.
Armado até os dentes, assim como o Rambo nos filmes da época, o Pantera Negra vai à luta e derrota um lorde da guerra na base da bala. Doideira, não? O que você achou desta história? Não deixe de comentar!
Fique com: