Como Jane Foster se transforma na Poderosa Thor nos quadrinhos da Marvel?

Capa da Publicação

Como Jane Foster se transforma na Poderosa Thor nos quadrinhos da Marvel?

Por Chris Rantin

Presente nos quadrinhos desde 1962, Jane Foster ganhou uma repaginada completa em 2015, quando surgiu como a Poderosa Thor. Agora, essa contraparte heroica finalmente está chegando no Universo Cinematográfico Marvel, e a veremos brilhando em Thor: Amor e Trovão. Mas você sabe exatamente como Jane se transformou?

Após a saga Pecado Original, escrita por Jason Aaron e contando com a arte de Mike Deodato, publicada entre abril e setembro de 2014, Thor não conseguiu mais usar o Mjölnir. Isso acontece por ele se dar conta de que não é digno de usá-lo. Enquanto o Deus do Trovão cai deprimido, todos os asgardianos fazem fila para tentar levantar o martelo — até mesmo Odin. Todos falham e, por isso isso, a poderosa arma fica abandonada na Lua.

Bom, ao menos até Jane Foster, na época enfrentando um câncer terminal, ser invocada até o martelo e tocá-lo. Isso ocorre na HQ solo da personagem, Thor, publicada em 2015, também escrita por Jason Aaron. Imediatamente ela é inundada por uma energia mágica, mudando completamente de visual. Sabendo que sempre deve existir um Thor, ela assume esse cargo e segue salvando o dia como a Poderosa Thor.

Com a identidade escondida por sua máscara, Jane teve que enfrentar uma série de batalhas para provar que era digna do martelo — mesmo que a arma já a reconhecesse e, inclusive, mostrasse ter uma conexão ainda mais forte do que jamais teve com Odinson. Enquanto o Deus do Trovão acabou aceitando a nova campeã do Mjölnir, Odin não gostou da ideia, se esforçando para destruir a heroína.

Jane Foster como a Poderosa Thor nos quadrinhos

 

Eventualmente tudo foi acertado, mas o câncer de Jane piorava toda vez que ela voltava a sua forma humana. Isso, no entanto, não a impediu de continuar lutando pelo que era certo, mesmo que sacrificasse sua vida no processo.

Durante a conclusão de Mighty Thor Vol 2, publicada em 2018, Jane enfrenta o poderoso Mangog, um vilão tão terrível que ninguém de Asgard — mesmo combinando seus poderes — havia conseguido deter. Em um ato final de extrema bravura, ela decide prendê-lo ao Mjölnir, atirando o martelo contra o Sol.

Tão logo sua transformação acaba, vemos o fim de Jane Foster como a Poderosa Thor. Contudo, tendo feito um sacrifício tão honrado, Thor e Odin acabam por trazê-la de volta à vida, a transformando em uma Valquíria para que ela continuasse seus atos de heroísmo.

Thor: Amor e Trovão chega aos cinemas em 7 de julho.

Aproveite e confira também: