O Clube das Winx e W.I.T.C.H: Saiba como desenhos foram parar no tribunal por causa da Disney
O Clube das Winx e W.I.T.C.H: Saiba como desenhos foram parar no tribunal por causa da Disney
Entenda o que aconteceu para que a Disney abrisse um processo contra o famoso desenho das Winxs!
O Clube das Winx fez parte da infância de muita gente por aí, tornando-se praticamente um clássico de sua geração (a saga das fadas até ganhou uma série da Netflix). Mas você sabia que o desenho já foi parar nos tribunais por causa da Disney? Isso porque a empresa do Mickey alegava que a produção era um plágio de W.I.T.C.H, série animada que também acompanha um grupo de garotas dotadas de poderes mágicos.
A Disney abriu o processo em 2004, ano em que O Clube das Winx começou a ser exibida. De acordo com a corporação, a Rainbow, empresa que produziu o desenho, teria violado direitos autorais por copiar o conceito dos quadrinhos de W.I.T.C.H, as histórias que deram origem à animação.
Além disso, a Disney também queria interromper a exibição de O Clube das Winx através de uma liminar porque acreditava que a marca rival era “inválida” (via Meaww). Contudo, a empresa não saiu vitoriosa dos tribunais, pois a Rainbow conseguiu provar que a produção das Winxs tinha começado em 2000, um ano antes da publicação da primeira HQ de W.I.T.C.H, que aconteceu em maio de 2001.
Para quem não conhece, W.I.T.C.H é uma série em quadrinhos italiana da Disney, e a trama gira em torno de cinco adolescentes que são escolhidas para protegerem o universo de possíveis ameaças. Assim, cada uma delas é presenteada com o poder dos cinco elementos para cumprirem a missão. A história ganhou uma adaptação em série animada, que foi exibida pela primeira vez em dezembro de 2004.
Já O Clube das Winx acompanha um grupo de fadas que se conhecem um internato para aprender a controlar seus poderes. Enquanto isso, elas tentam lidar com a vida normal e os eventuais problemas que ameaçam o universo.
Você acha que O Clube da Winx e W.I.T.C.H possuem semelhanças? Não deixe opinar a respeito nos comentários!
Aproveite também: