Cientologia: O que é a religião misteriosa adotada por grandes nomes de Hollywood?
Cientologia: O que é a religião misteriosa adotada por grandes nomes de Hollywood?
Entenda o que é a cientologia e mais sobre os famosos que fazem parte dessa religião!
Desde os primórdios da história da humanidade, o ser humano sempre buscou formas de expressar a sua espiritualidade de diversas maneiras. É por isso que, hoje em dia, temos à disposição uma grande variedade de religiões e crenças para todos os gostos, o que inclui a cientologia.
A religião misteriosa é uma das mais intrigantes dos últimos tempos, ganhando destaque e gerando curiosidade das pessoas por ser adotada por nomes bastante conhecidos em Hollywood. Muito se fala sobre os segredos da cientologia, mas o que ela é de fato? Hoje nós vamos te ajudar a finalmente entender os mistérios dessa religião tão popular entre os famosos!
O que é cientologia e como ela funciona?
Fundada na década de 1950 pelo escritor de livros de ficção científica L. Ron Hubbard, a cientologia reúne um conjunto de práticas e crenças que traçam um caminho para que o indivíduo consiga ter uma “compreensão completa de sua natureza espiritual”. Também leva-se em consideração a relação humana com todos os elementos existentes no planeta e o que eles chamam de “Ser Supremo” (via Scientology).
Apesar de usarem o termo “igreja” para se referirem à religião, os métodos da cientologia são bem diferentes daquilo que estamos acostumados a associar à palavra. Isso porque não há uma identificação com o caráter dogmático de outras crenças, levando o foco para o princípio de que a salvação de um ser humano é responsabilidade dele e das relações com seu exterior.
Mas, assim como outras religiões, a cientologia se baseia em alguns princípios que guiam seus integrantes na expressão dessa fé. Segundo escritos do próprio site da organização, um dos maiores objetivos é alcançar o “verdadeiro esclarecimento espiritual” para garantir a liberdade a todos os indivíduos. Os ensinamentos da cientologia são encontrados em livros escritos por Hubbard, que funcionam como uma espécie de bíblia para os membros.
Além disso, os integrantes são submetidos a uma forma de audição, ou auditoria, onde um dispositivo chamado “e-metro” mede o estado espiritual da pessoa, identificando toda a negatividade presente no corpo para que ela saiba como melhorar seu estilo de vida. É a partir dessas sessões que eles atingem o estado de “clear”, ou “limpo”, em tradução livre (via Superinteressante).
Depois de entrar na cientologia, os adeptos precisam continuar evoluindo na religião por meio da realização de cursos que os darão a capacidade de conquistar novas habilidades na sociedade. Assim, todos estariam colaborando para que as pessoas se tornassem mais lúcidas e capazes de controlar o lado emocional.
Ok, mas qual é a concepção da cientologia a respeito da criação do mundo? O tema é bastante nebuloso e polêmico, mas alguns ex-membros que avançaram relativamente no processo já declararam que, segundo os escritos de Hubbard, a origem da humanidade ocorreu há 75 milhões de anos.
Segundo a Super Interessante, o evento teria acontecido graças ao ditador galáctico Xenu, que expulsou os habitantes dos planetas que estavam sob seu controle. Assim, eles foram enviados à Terra para serem exterminados e suas almas possuíram os primeiros humanos do planeta.
Existe um Deus na cientologia?
Na cientologia, não há um Deus como o do catolicismo, por exemplo. Existe apenas o que eles chamam de “Ser Supremo”, que nada mais é do que um conceito de Deus designado ao infinito. Essa “divindade” seria responsável por toda a sobrevivência do universo.
Ao contrário de outras religiões, a cientologia não impõe dogmas a respeito da figura divina, ou seja, o maior requisito é que os membros apenas tenham fé. Mas, para conseguir compreender a cientologia em sua totalidade, os integrantes devem fazer as audições para, somente assim, entender plenamente o infinito e sua relação com o Ser Supremo.
Quem são os famosos que fazem parte da cientologia?
Um dos motivos que fizeram com que a cientologia ganhasse cada vez mais destaque na sociedade foi a adesão de membros famosos, especialmente aqueles de Hollywood. Mesmo que você não conheça a fundo a religião, já deve ter ouvido falar que Tom Cruise, por exemplo, é adepto da cientologia, sendo o garoto-propaganda mais popular da prática.
Além dele, outras celebridades que já declararam relações com os princípios da cientologia são John Travolta (Grease, American Crime Story), Elisabeth Moss (The Handmaid’s Tale), Michael Peña (Homem-Formiga), Danny Masterson (That 70’s Show), Kirstie Alley (Dancing with the Stars) e Juliette Lewis (Cabo do Medo).
Personalidades como Laura Prepon (Orange is the New Black), Priscilla e Lisa Marie Presley (esposa e filha de Elvis Presley, respectivamente) e Jerry Seinfeld (Seinfeld) já foram cientologistas, mas acabaram deixando as práticas religiosas posteriormente. Também há diversos rumores de que Will Smith e Jada Pinkett-Smith foram membros da religião, mas ambos negam as alegações.
A relação da cientologia com o mundo das celebridades não é por acaso, já que o fundador acreditava que os famosos possuíam uma posição privilegiada na sociedade, garantindo um papel fundamental na melhoria da mesma. Será que essa é a razão para que a cientologia tenha tantos adeptos da indústria do entretenimento?
Quais são as controvérsias envolvendo a cientologia?
À medida que a cientologia foi se tornando mais famosa, diversas controvérsias envolvendo suas práticas também começaram a ganhar força na mídia. Muitas delas foram expostas nos últimos anos, contando com a repercussão do documentário Going Clear: Scientology and the Prison of Belief (Esclarecendo: Cientologia e a Prisão da Crença, em tradução livre). A produção conta com entrevistas de ex-membros da cientologia, que expõem abusos, fraudes e manipulações em seus métodos (via BBC).
Uma dessas problemáticas envolve a política de desligamento que obriga os membros da igreja a cortar relações com qualquer conhecido que tenha parado de seguir os princípios da cientologia. Também há acusações de trabalho forçado por parte da organização, que contaria com funcionários ganhando salários baixos e sofrendo constantes abusos físicos e mentais.
O documentário também acusa L. Ron Hubbard de ter criado a cientologia apenas para fins financeiros. Vale lembrar que, para conhecer toda a crença da religião, os membros precisam pagar cursos e se submeter aos processos de audição. Só assim eles têm acesso aos escritos do próprio fundador.
Outra controvérsia envolvendo a cientologia diz respeito ao processo da auditoria, já que, para que os integrantes consigam evoluir na fé, é necessário expor problemas e detalhes da vida pessoal. Ainda segundo a BBC, o documentário aponta que esses dados íntimos são utilizados para chantagear quem não está seguindo a crença ou quem está buscando uma saída.
E aí, você já conhecia a cientologia, a misteriosa religião adotada por celebridades de Hollywood? Não deixe de comentar!
Aproveite também: