Cientista revela quanta energia na vida real seria necessária para uma Genki Dama de Dragon Ball
Cientista revela quanta energia na vida real seria necessária para uma Genki Dama de Dragon Ball
Ultrapassando a ficção, cientistas realmente debatem sobre um dos ataques de Dragon Ball!
Durante a franquia de Dragon Ball fomos apresentados a inúmeros golpes e ataques super poderosos que ajudaram a popularizar o anime, como o Kamehameha, o Kaioken e a Genki Dama. Esse último virou assunto na comunidade científica e um cientista decidiu calcular o quanto de energia seria necessário para formar a Super Genki Dama, usada para destruir Kid Boo.
A Genki Dama é considerada o ataque mais poderoso da série, mas seu poder depende diretamente do número de organismos relacionados a sua formação e uso. Isso porque seus usuários carregam grandes quantidades de energia da vida ao redor para formar a poderosa esfera, então quanto mais energia acumulada, mais forte será o ataque destrutivo.
Devido ao risco que é utilizar essa técnica — se o usuário não for cuidadoso pode até mesmo obliterar o planeta — ela foi usada apenas 3 vezes no mangá. No anime a bola de energia realizada na saga foi vista no episódio 285 de Dragon Ball Z e o décimo episódio da Saga Kid Boo, seu nome é “Uma Genki Dama feita por todos!!”
Mas quanta energia humana foi necessária para criar a Super Genki Dama que deu um fim à Boo? Foi pensando nessa dúvida que um cientista chamado Rikao Yanagita realizou uma pesquisa e suas conclusões foram parar no Twitter (@Herms98), onde fãs puderam ter acesso ao artigo. (via ComicBook)
Em seu artigo — que você pode ler clicando aqui — Rikao Yanagita analisa questões da Saga Boo como: “Por que Boo é imortal?” e “Quanto cada pessoa precisou oferecer de sua energia quando Goku pediu ajuda ao terráqueos?“. Sobre a segunda, o perfil citou:
“Yanagita diz que o corpo humano é composto principalmente de oxigênio, carbono, hidrogênio e nitrogênio. Se Majin Boo é o mesmo (um grande SE), e ele pesa cerca de 100 kg, então destruí-lo em um nível atômico deve exigir energia equivalente a queimar 250.000 toneladas de petróleo”.
E o perfil seguiu dizendo e associando com o estudo de Yanagita:
“Aqui na Terra-Prime a população é de cerca de 7,8 bilhões hoje em dia, então se [em Dragon Ball] a Terra for a mesma (mais uma vez, um grande se), podemos arredondar para uns bons 10 bilhões para contabilizar todos os Namekuseijins e outros enfeites que também contribuem. Novamente, a lógica da Yanagita, não a minha”, continuou. “Finalmente, dividir 250.000 toneladas de petróleo por 10 bilhões significa uma contribuição média de energia de 270kcal. Isso é aproximadamente a mesma quantidade de energia que alguém com 79kg queima ao correr 3,8km. E ei, isso meio que combina com o que Vegeta diz!”
270 kcal é o resultado de quanto cada ser humano ofereceu em média para que Goku concluísse sua Super Genki Dama, o que convenhamos, não é muita coisa. Para ter uma noção física de como seria “perder” essa quantidade de caloria, você pode dar uma exercitada no corpo até atingir o equivalente à essa perda.
Você esperava por um estudo científico que analisasse algo assim sobre Dragon Ball? Achou a resposta pertinente? O que você acha sobre a Saga Majin Boo? Deixe sua opinião nos comentários!
Confira também: