Para Charlie Cox, personagens de quadrinhos funcionam melhor em séries de TV do que em filmes

Capa da Publicação

Para Charlie Cox, personagens de quadrinhos funcionam melhor em séries de TV do que em filmes

Por Arthur Eloi

Depois de ter sua série cancelada, Charlie Cox lentamente está voltando ao papel do Demolidor dentro do Universo Cinematográfico da Marvel. O advogado Matt Murdock teve uma pequena ponta em Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, mas apesar de sua estreia nos cinemas, o ator ainda acredita que os seriados são o melhor formato para histórias de heróis.

Em entrevista ao Comic Book, Cox comparou sua elogiada série na Netflix com o divisivo filme de Ben Affleck, Demolidor: O Homem Sem Medo (2003). O ator justificou muitas das reclamações do público e inconsistências da obra ao afirmar que o problema é comprimir uma extensa história em quadrinhos em apenas duas horas de longa:

Acredito que todos esses personagens se encaixam perfeitamente no formato televisivo pois sua mídia original também é episódica. A base de fãs originais aprendeu a consumi-los de forma episódica nos quadrinhos. Sempre afirmei que se a primeira temporada da série fosse transformada em filme, eu teria que vestir o traje logo nos primeiros 20 minutos, mas nós tínhamos muita história para contar. E esse é um dos erros que acho que o filme de 2003 fez: tentar contar todas as histórias de uma vez. O filme tinha Foggy, Electra, o Rei do Crime, o Mercenário, todos esses personagens em apenas duas horas.

Segundo Charlie Cox, o maior problema do filme do Demolidor é o excesso de tramas e personagens em pouco tempo

A discussão episódica é uma que marca a televisão há décadas, especialmente nos anos recentes com o avanço do streaming e a popularização dos orçamentos milionários para seriados. Com séries de alto nível, muitos realizadores passaram a chamar suas obras de “filmes de 8-10 horas”, ignorando a mídia em que estão trabalhando. Como Charlie Cox bem pontua, há bastante valor em abraçar o formato – especialmente para adaptações de quadrinhos.

Tudo que a comparação com Demolidor: O Homem Sem Medo talvez não seja a melhor, já que existe uma infinidade de filmes de heróis melhores, mas o ponto do ator continua bastante válido quando se trata de histórias recorrentes.

Demolidor foi ao ar entre 2015 e 2018, e foi uma das obras que ajudou a consolidar a Netflix na gigante do streaming que é hoje. Após um rompimento entre a plataforma e a Marvel Studios, que queria fazer suas próprias séries, o seriado foi cancelado e até retirado do catálogo da casa original.

Em breve, Demolidor poderá ser encontrado no Disney+, junto com Jessica Jones, Luke Cage, Punho de Ferro, Justiceiro e Os Defensores, série que reúne todos os heróis citados.

Aproveite e confira: