Entenda como Charles Xavier poderia ter sido o Fanático, e não seu irmão

Capa da Publicação

Entenda como Charles Xavier poderia ter sido o Fanático, e não seu irmão

Por Gus Fiaux

Nos quadrinhos da Marvel, não faltam histórias de irmãos que são rivais. Temos o Raio Negro e Maximus, Thor e Loki, e até mesmo o Pantera Negra e Shuri. Mas no que diz respeito aos mutantes, poucas rivalidades são tão cruéis quanto a do Fanático com o Professor X. Embora não sejam ligados por laços sanguíneos, os dois foram criados juntos e desenvolveram uma grande inimizade ao longo dos anos – algo que tem mudado recentemente, já que Cain Marko tem mostrado seu lado mais “humano”.

Entretanto, as coisas poderiam ter sido muito diferentes, como revelado em New Excalibur #15, publicada pela primeira vez em março de 2007 pela Marvel. Conforme revela o ScreenRant, a HQ trazia uma grande reviravolta sobre a origem dos poderes do Fanático. Como muitos já sabem, o personagem não é um mutante. Sua força e sua armadura impenetrável foram adquiridas graças a Cyttorak, um Deus Antigo e maligno do Universo Marvel.

Conhecido por ser um ser assustador, quase como se tivesse saído dos contos de H.P. Lovecraft, Cyttorak é uma entidade mística muito poderosa, que escolhe de tempos em tempos alguém para se tornar seu avatar na Terra, transformando esse hospedeiro em uma força irresistível e impiedosa. E o primeiro contato de Cain Marko com esse ser se deu durante a Guerra do Vietnã.

Tanto ele quanto Charles Xavier lutaram no conflito, mas Cain acabou deserdando seu agrupamento e fugindo, motivado pelo puro ódio contra seu irmão adotivo. Em dado momento, ele encontra um templo ancestral perto de onde está e é atraído por um brilho estonteante. Lá, ele encontra um cristal e, ao tocá-lo, é envolto pelas Faixas Escarlates de Cyttorak, ganhando suas habilidades sobre-humanas.

Cyttorak originalmente queria que Charles Xavier fosse seu avatar.

Porém, a HQ revela que o deus cósmico originalmente tinha outros planos. Inicialmente, Cyttorak pretendia atrair Charles Xavier para se tornar seu hospedeiro, por conta de suas habilidades telepáticas que seriam úteis para propagar sua mensagem de terror ao mundo. Mas conforme o mutante se aproximava do cristal, enquanto seguia o seu irmão adotivo, a entidade percebeu que Xavier não possuía o ódio necessário para se tornar seu hospedeiro.

Por outro lado, Cain Marko, criado por um pai abusivo e sempre rejeitado frente às conquistas de seu irmão, tinha ódio para dar e vender em seu coração. Ele era um hospedeiro ideal, por mais que não passasse de um ser humano comum. Sem pestanejar, Cyttorak mudou de ideia na última hora e fez com que o Fanático se tornasse um dos vilões mais impressionantes da Marvel.

De lá para cá, muita coisa mudou. Xavier fundou os X-Men e se tornou o Professor X, auxiliando centenas de jovens mutantes que desejavam ser livres em um mundo intolerante. Quanto ao Fanático, ele se tornou um ser de puro caos e ódio, conquistando muitos inimigos por onde passava. Atualmente, ele está num caminho de redenção, usando sua fúria e a força de Cyttorak para fazer o bem, provando que nenhuma alma é impossível de ser salva no Universo Marvel.

New Excalibur #15 foi publicada em 2007, pela Marvel.

Abaixo, veja também: