Chainsaw Man: As referências a filmes icônicos na abertura do anime que você não percebeu
Chainsaw Man: As referências a filmes icônicos na abertura do anime que você não percebeu
A abertura de Chainsaw Man chamou a atenção dos fãs mais atentos, mas você percebeu?
O anime de Chainsaw Man finalmente fez sua tão esperada estreia neste dia 11 de outubro. E antes de trazer os monstros, demônios e violência para a trama, sua abertura mostrou que Tatsuki Fujimoto – autor da obra original – é um grande fã de cinema! Diversas referências a grandes obras do cinema foram feitas ao longo da opening, vamos te contar mais sobre cada uma delas!
A abertura
Antes de irmos direto as referências (e caso você seja do tipo de pessoa que pula as openings) veja a seguir a primeira abertura de Chainsaw Man:
A abertura não só mostra ao público as inúmeras referências aos filmes icônicos, como também apresenta todo o elenco do anime em uma sala de cinema, deixando claro o facínio de Fujimoto por essas produções. Agora, vamos às obras!
As Referências
A Divina Comédia – Inferno, Canto 22
A Divina Comédia é uma famosa obra da literatura italiana (e mundial) onde é escrita em poemas e carregando um viés teológo que se divide em 3 partes: o Inferno, o Purgatório e o Paraíso. Escrita por Dante Alighieri, não temos registros de sua data exata em relação a escrita, mas há teorias de que o Infeno tenha sido escrito entre 1304 e 1307-1308, o Purgatório de 1307-1308 a 1313-1314 e, por último, o Paraíso, de 1313-1314 a 1321.
A obra coloca a Terra em meio a uma sucessão de círculos concêntricos que constituem a Esfera Armilar e, o local exato onde Lúcifer caiu ao ser expulso do paraíso (Jerusalém, o que faz de lá a Terra Santa), sendo o local onde se localiza o Portal do Inferno. O Canto 22, no entanto, nos mostra a admiração de Dante ao ver cavaleiros e infantes moverem-se pelo som das trombetas.
Em uma lagoa de piche fervente, Dante observa os pecadores em seu castigo eterno e um impasse entre os 10 Demônios termina em conflito entre dois deles: Calcabrina e Alichino (representados na primeira imagem e mostrados na abertura de Chainsaw Man).
Cães de Aluguel
Cães de Aluguel (Reservoir Dogs) é a primeira referência da abertura ao renomado cineasta Quentin Tarantino. Esse filme foi lançado em 1993 e contou com Harvey Keitel, Tim Roth e Michael Madsen em seu elenco para contar a história de Joe Cabot (Lawrence Tierney), um criminoso que reuniu 6 bandidos para um grande roubo de diamantes.
Os 6 homens envolvidos neste roubo não sabem nada uns dos outros além dos codinimes escolhidos (nomes de cores para cada um). Mas o assalto dá errado e começam as suspeitas de que um deles é um policial disfarçado e eles precisam descobrir quem os traiu. O filme gira em torno de acusações, situações de desconfiança e uma tensão absurda. Não é à toa que esse se tornou um filme icônico que mereceu ser citado por Fujimoto em sua opening.
O Massacre da Serra Elétrica
O Massacre da Serra Elétrica (The Texas Chainsaw Massacre) é um clássico do cinema de horror que marcou uma geração desde sua estreia em 1987. Com a direção de Tobe Hooper e roteiro de Tobe Hooper e Kim Henkel, o filme é estrelado por Marilyn Burns, Allen Danziger e Paul A. Partain.
A história se passa em 1973, onde um massacre de 33 pessoas no Texas terminou com a polícia dando o caso como encerrado. O responsável foi um homem sinistro que utilizava uma máscara perturbadora feita de pele humana, mas acabou não sendo preso após a péssima investigação realizada pela polícia texana. Os anos se passaram e o único sobrevivente do massacre decide contar o que realmente aconteceu naquela época, quando ele e mais 4 amigos passaram pela experiência mais aterrorizante de suas vidas.
Pulp Fiction – Tempo de Violência
Mais um filme de Quentin Tarantino e dá pra perceber o quão fã do cineasta Tatsuki Fujimoto é. Dessa vez, Pulp Fiction – Tempo de Violência, filme de 1995 (que é estrelado por grandes nomes como John Travolta, Samuel L. Jackson e Uma Thurman) recebeu a homenagem.
O filme conta a história de Vicent Vega e Jules Winnfield, dois assassinos profissionais que trabalham para Marsellus Wallace fazendo cobranças por aí. Porém, Vega é designado para um outro trabalho: sair com a garota do chefe! O problema é acabar passando dos limites e ser punido por isso. Simultâneamente, o lutador Butch Coolidge acaba se envolvendo em problemas ao ganhar uma luta que havia sido pago para perder…
O Chamado vs. O Grito
Sadako Vs. Kayako (2019), um clássico do cinema oriental que junta dois grandes nomes do terror japonês: O Chamado e O Grito. Com a direção de Kôji Shiraishi e roteiro de Takashi Shimizu, o elenco contou com Mizuki Yamamoto, Tina Tamashiro e Aimi Satsukawa.
A trama segue a história de O Chamado, com Yuri Kurahashi assistindo uma fita amaldiçoada com sua amiga e se tornando a nova vítima de Sadako. Sua amiga acaba pedindo a ajuda de um professor fã de lendas urbanas japonesas, o Shinichi Morishige, que sugere como uma solução colocar Sadako para enfrentar Kayako Saeki, o personagem sombrio de O Grito.
Onde os Fracos Não tem Vez
Com direção de Joel Coen e Ethan Coen, Onde os Fracos Não tem Vez (No Country For Old Men) contou com Tommy Lee Jones, Javier Bardem e Josh Brolin no elenco e roteiro de Joel Coen e Cormac McCarthy, sendo lançado em 2008.
O filme se passa no Texas dos anos 80, onde um traficante de drogas é encontrado no deserto por um caçador. Esse traficante estava com uma maleta cheia de dinheiro e Llewelyn Moss decide que é uma boa ideia ficar com essa maleta, mesmo sabendo que alguém irira atrás dele em algum momento. Assim, um assassino chamado Anton Chigurh é enviado atrás do dinheiro e precisará passar pela polícia local para encontrar Moss.
Era Uma Vez Em… Hollywood
Terceiro filme do Tarantino na lista! Era Uma Vez Em… Hollywood (Once Upon A Time…in Hollywood) foi lançado em 2019 e tanto a direção quanto o roteiro ficaram por conta de Tarantino. O elenco contou com nomes de peso como Leonardo DiCaprio, Brad Pitt e Margot Robbie e uma trama que se passa numa Los Angeles de 1969.
Rick Dalton é um ator iniciante de Tv que, com seu dublê, está decidido a fazer o seu nome como um profissional no maior polo cinematográfico do mundo. Para isso, eles conhecem muitas pessoas influentes da indústria e acabam se relacionando com os assassinatos de Charles Manson, incluindo a atriz Sharon Tate (que na época estava grávida do diretor Roman Polanski).
O Ataque dos Tomates Assassinos
O filme de 1978 recebe a direção de John De Bello e roteiro de John De Bello e J. Stephen Peace, com as atuações de David Miller (II), George Wilson e Sharon Taylor. O Ataque dos Tomates Assassinos (Attack of the Killer Tomatoes!) tem a situação saindo do controle em uma área experimental do departamento de agricultura dos EUA: tomates começaram a atacar pessoas!
No primeiro ataque a vítima foi uma dona de casa em sua cozinha, o que aciona o alerta da polícia, que passa a investigar e chegam a uma constatação impressionante: as manchas encontradas não são sangue, mas sim suco de tomateI Esses tomates cresceram e começaram a atacar pessoas a um ponto que tiros de arma de fogo já não são o suficiente para deter esses monstrinhos.
Não Olhe Para Cima
Não Olhe Para Cima (Don’t Look Up) é um filme do catálogo da Netflix que chegou ao streaming em 2021 e dividiu opiniões. Com a direção e roteiro de Adam Mckay, Leonardo DiCaprio, Jennifer Lawrence e Meryl Streep interpretam astrônomos que descobrem a existência de um cometa que orbita em nosso sistema solar e pode colidir diretamente com a Terra!
O grupo se reune para planejar um direcionamento e tem seis meses até o impacto, mas precisam gerenciar o acesso a notícias do público mais obcecado, o que se torma uma tarefa um tanto quanto engraçada. Contudo, a dupla de astrônomos – Randall Mindy (Leonardo DiCaprio) e Kate Dibiasky (Jennifer Lawrence) – precisam dar a chocante notícia para o mundo e fazer com que eles acreditem nela.
Jacob’s Ladder
Jacob’s Ladder é um remake do filme “Alucinações do Passado“, de 1990. Tendo David Rosenthal como diretor e Bruce Joel Robin como roteirista, a trama trata de dois irmãos. Jacob Singer está lutando para manter sua sanidade em meio aos tormentos das alucinações, lembranças e flashbacks de guerra enquanto as pessoas queridas ao seu redor se transformam em seres perturbadores.
O elenco conta com nomes como Michael Ealy, Jesse Williams e Nicole Beharie.
Constantine
Neste filme de 2005, Keanu Reeves brilha ao dar vida a John Constantine: um ocultista e exorcista que já entrou e saiu do próprio Inferno! O filme de sucesso é dirigido por Frances Lawrence e teve seu roteiro escrito por Mark Bomback e Jamie Delano, sendo estrelado por Keanu Reeves – já citado – Rachel Weisz e Djimon Hounsou.
Nesta trama, John contou com a ajuda de Angela Dodson (Rachel Weisz), uma policial que não acreditava nesses misticismos, mas investigava o assassinato de Isabel, sua irmã gêmea. Essa investigação é o que liga os dois personagens e leva a dupla a este mundo sombrio repleto de demônios e anjos caídos.
O Gande Lobowski
Este filme de 1999 teve a direção e roteiro de Joel Coen e Ethan Coen, além do elenco com Jeff Bridges, Julianne Moore e John Goodman. O Grande Lebowski (The Big Lebowski) conta a história de Jeffrey Lebowski, um desempregado que quando não está usando drogas em seu apartamento, está jogando boliche com seus amigos: Walter Sobchak (John Goodman), um neurótico por armas, e Donny (Steve Buscemi), um grande jogador tagarela que não deixa ninguém falar.
Um certo dia a casa de Lebowski é invadida por bandidos que estão lhe cobrando o pagamento da dívida de sua suposta esposa e, por não pagar, um dos ladrões urina em seu tapete. Lebowski descobre que outro homem com o mesmo sobrenome é o devedor e um milionário, então decide lhe pedir uma compensação pelo mal esntendido e pelo tapete urinado, mas não recebe nenhum dinheiro e então ele consegue roubar um tapete do ricasso.
Walter decide armar um plano para ajudar seu xará a libertar sua mulher do sequestro, desmascarar os bandidos e ainda ficar com o dinheiro!
Pôster de Thor: Amor e Trovão
Essa é uma referência diferente das demais, já que não se aplica a uma cena de um filme e sim a cartela de cores escolhidas pela equipe de Thor: Amor e Trovão, da Marvel Studios, para constituir o pôster do filme mais recente do nosso herói nórdico.
O Clube da Luta
O Clube da Luta (Fight Club) é um filme de 1999 considerado icônico, estrelado por Brad Pitt, Edward Norton e Helena Bonham Carter. Com direção de David Fincher e roteiro de Chuck Palahniuk, o filme se imortalizou na história do cinema como um dos longas com o um dos melhores plot twists modernos em uma trama que nos apresentou Jack, um executivo jovem que trabalha e tem uma vida confortável, mas a cada dia que passa ele fica mais insatisfeito com ela.
Até que, um certo dia e em meio a uma crise de insônia, Jack frequenta um grupo de apoio onde conhece Tyler Durden: um homem misterioso e cheio de deias que o apresenta a um grupo secreto para extravasar o estresse: o Clube da Luta!
Adeus, Eri
Além de todas as inspirações cinematográficas que vimos até aqui, a abertura também inclui uma referência a um dos primeiros painéis de outro mangá de Fujimoto: “Goodbye, Eri“, de 2022.
Igualdade VS Equidade VS Realidade
Além de todas essas referências a obras conhecidas, a abertura também fez uma alusão a questão da igualdade, da equidade e da realidade, usando a própria história de seus personagens como um exemplo disso. Enquanto Power e Denji se encontram abaixo, sem ter um vislumbre total da vida, Aki aparece um pouco acima por ter tido mais oportunidades e, ao seu lado está Makima.
Sobre uma pilha imensa de livros, a personagem Makima (que terá um papel fundamental para a trama) aparece no topo, acima de Power, Denji e Aki, mostrando que o conhecimento acumulado por ela, junto com as oportunidades e outros fatores, a colocaram em seu lugar de liderança.
Confira também: