A Casa do Dragão: Entenda a importância do vestido verde de Alicent na série
A Casa do Dragão: Entenda a importância do vestido verde de Alicent na série
O significado por trás da entrada triunfal de Alicent no novo episódio da série
Atenção: Alerta de Spoilers!
A Casa do Dragão chegou ao seu quinto episódio, que trouxe momentos de grande importância para Alicent Hightower. Após uma conversa importante com seu pai e uma grande decepção com Rhaenyra, a rainha finalmente declarou sua lealdade com uma entrada marcante no banquete de casamento da enteada e um vestido verde cheio de significado.
As cores utilizadas pelos personagens sempre foram muito importantes no universo criado por George R. R. Martin, já que em muitos casos representam suas casas, principalmente em ocasiões especiais. House of the Dragon já vinha utilizando isso com Alicent, que após se casar com Viserys e assumir sua posição de rainha, frequentemente apareceu com os vermelhos e pretos da Casa Targaryen. Durante o banquete celebrando a união de Rhaenyra e Laenor, no entanto, ela optou pelo verde.
No próprio episódio, Larys Strong dá uma explicação ao conversar com o irmão, Sor Harwin. Ele menciona o Farol de Hightower, explicando que, quando ele é aceso para chamar os vassalos da família para a guerra, sua luz brilha verde. Assim, ele indica que Alicent está, de modo sutil, declarando não só sua posição mas chamando seus apoiadores para a guerra que travará para manter a si e à sua família no poder e à salvo de Rhaenyra.
Em Fogo & Sangue, livro de George R. R. Martin no qual a série é baseada, essa informação nunca é mencionada. O vestido verde usado por Alicent é, ainda assim, um enorme distanciamento do preto e vermelho dos Targaryen, a marcando claramente como não pertencendo ao clã de seu marido. Além disso, o verde remete à Campina, região de onde a família Hightower vem, e também poderia ser considerado alusão a lealdade de Alicent a sua família.
No livro, a vestimenta se torna tão importante que acaba nomeando o grupo partidário da rainha. A situação acontece de modo diferente, na celebração de cinco anos de casamento de Alicent e Viserys, e além da Hightower usar verde, Rhaenyra faz questão de usar o preto de sua casa. Com as desavenças entre elas cada vez mais acirradas, os partidários da rainha passam a ser conhecidos como “os Verdes” enquanto os apoiadores da princesa são “os Pretos”.
A versão da HBO não trabalha as coisas da mesma forma, e a declaração dada no episódio parte apenas de Alicent. Ainda assim, é provável que o momento também sirva para dar aos apoiadores dela e de tornar Aegon herdeiro o nome pelo qual ficam conhecidos dentro da história.
A Casa do Dragão está disponível na HBO e HBO Max.
Veja também: