Em movimento surpreendente, Bob Iger retoma posto de CEO da Disney
Em movimento surpreendente, Bob Iger retoma posto de CEO da Disney
Após muitas polêmicas nos últimos anos, Bob Chapek deixou o cargo!
Na manhã desta segunda-feira (21), foram anunciadas grandes mudanças no comando da Disney. Bob Chapek, que havia assumido a presidência da empresa em 2020, acaba de ser destituído do cargo, enquanto Bob Iger, que foi o seu antecessor, retornou para assumir o papel de CEO.
Iger foi presidente da empresa de 2005 a 2020 e foi responsável por grandes transformações e aquisições dentro do estúdio. Foi durante a sua gerência que o estúdio conseguiu adquirir fortes propriedades, como a Marvel, Lucasfilm e, mais recentemente, a 21st Century Fox.
Susan Arnold, uma das integrantes do Conselho da empresa, disse em uma declaração oficial lançada pela Disney recentemente: “Nós agradecemos ao Bob Chapek por seus serviços para a Disney ao longo de toda sua carreira, incluindo guiar a companhia pelos desafios sem precedentes da pandemia. O Conselho se reuniu e decidiu que, conforme a Disney embarca em um período mais complexo de transformação da indústria, Bob Iger é a melhor opção para liderar a Companhia nesse período crucial.”
Após a notícia, o próprio Bob Iger enviou um memorando para seus funcionários, falando sobre sua nova jornada na empresa e como deseja seguir daqui para frente. Ele agradeceu a participação dos empregados e disse que ainda está interessado em transformar o mundo a partir das narrativas (via Comic Book):
“Caros Empregados e Membros do Elenco,
É com grande senso de gratidão e humildade – e, devo admitir, um pouco de incredulidade – que eu vos escrevo com a notícia de que retornarei para a The Walt Disney Company como CEO.
Quando olho para o sucesso criativo de nossas equipes, seja na [Walt Disney] Studios, na Disney General Entertainment, ESPN e International, o rápido crescimento de nossos serviços de streaming e a reimaginação fenomenal de nossos Parques, o incrível trabalho contínuo da ABC News e muitas outras conquistas em nossos negócios, eu fico maravilhado com seus trabalhos e estou ansioso para embarcar com vocês em novas aventuras.
Eu sei que a empresa pediu muito de vocês ao longo dos últimos três anos, e esses tempos ainda se mantém desafiadores, mas como já me ouviram dizer antes, eu sou um otimista – e se aprendi algo ao longo de meus anos na Disney, é que mesmo em meio à incerteza – talvez, especialmente em meio à incerteza – nossos empregados e membros de elenco conseguem fazer o impossível.
Vocês vão ter mais notícias de mim e de seus líderes amanhã e nas semanas a seguir. No meio tempo, me permitam expressar minha mais profunda gratidão por tudo que vocês fazem. A Disney tem um local especial no coração das pessoas ao redor do mundo graças à vocês, e sua dedicação à essa companhia e sua missão de trazer alegria para as pessoas através de ótimas narrativas é uma inspiração para mim todos os dias.”
Ainda que tenha tido seus sucessos, a gerência de Bob Chapek foi marcada por polêmicas, como os vazamentos que comprovaram o financiamento de campanhas políticas contra pessoas LGBTQIA+ e todo o processo judicial movido por Scarlett Johansson, que ficou descontente com a quebra de contrato após Viúva Negra ter sido lançado no Disney+, reduzindo seus lucros com o lançamento cinematográfico do filme.
Abaixo, veja também: