Blue Lock: Perto da Copa do Mundo, anime de futebol faz grande estreia

Capa da Publicação

Blue Lock: Perto da Copa do Mundo, anime de futebol faz grande estreia

Por Flávia Pedro

Animes são obras variadas que podem abordar histórias que vão desde demônios, monstros e alienígenas à culinária, esportes e vida escolar. Em meio a essa variedade, Blue Lock é um anime novo que fez sua estreia no dia 8 de outubro e tem como ponto central da trama um esporte bem popular entre os brasileiros: o futebol! Com a proximidade da Copa do Mundo 2022, vamos conhecer mais sobre a proposta desse anime?

Blue Lock é uma obra escrita por Muneyuki Kaneshiro e Yusuke Nomura para contar a história de um programa de treinamento esportivo que tem como objetivo levar o Japão a se tornar o campeão da Copa do Mundo. Mas como isso vai acontecer, levando em conta que o Japão nunca ganhou nenhuma Copa antes?

É justamente para isso que existe o Blue Lock – nome dado ao programa – que reuniu cerca de 300 alunos do ensino médio para treinarem juntos em uma espécie de eliminatória, até que o melhor centroavante seja escolhido e eleito o melhor jogador do mundo, trazendo junto com o título, a vitória para o seu país.

Isagi Youichi, protagonista do anime.

Apesar de ser uma trama que soa adolescente, ela faz abordagens interessantes sobre trabalho em equipe, esporte coletivo e individualidade/egoísmo. Os melhores jogadores do mundo (dentro da história) são assumidamente egoístas e, mesmo que trabalhem em equipe com outros 10 atletas, sempre priorizam o próprio desenvolvimento e sucesso.

O desafio é fazer com que o grupo de 300 jovens entenda o futebol para além de um trabalho em conjunto, mas que busquem tanto se tornar “o melhor de todos” que nem se importariam de eliminar seus companheiros de treinamento. Sim, eu disse eliminar.

No primeiro episódio, os jovens são recrutados pela União Japonesa de Futebol e, após aceitarem, uma regra é imposta: aqueles que forem eliminados nunca mais terão a chance de jogar pela Seleção Japonesa. Isso faz com que cada garoto dê tudo de si por seu sonho, mesmo que isso signifique acabar com o sonho de outra pessoa. Como foi dito: egoísmo é a palavra chave aqui.

Os meninos treinando juntos no Blue Lock.

O episódio 1 já nos mostrou essa disputa entre Isagi Youichi (o protagonista) e seus outros companheiros, deixando claro que não vai se tratar de uma história de esporte divertida repleta de “um por todos e todos por um“. Essa abordagem, que até agora é tão diferente para o viés esportivo, chamou a atenção do público e já fez com que o primeiro episódio fosse bastante comentado nas redes sociais.

Se você é um fã de futebol, com certeza vai gostar dessa história e pegar várias referências a jogadores da vida real. Dois brasileiros são citados no primeiro episódio: Pelé e Zico, grandes nomes na história do futebol nacional.

Blue Lock está disponível no catálogo da Crunchyroll e seus episódios serão lançados semanalmente todo sábado.

Mas e você, já deu uma conferida em Blue Lock? Gosta de animes de esporte? O que achou da trama trazer a individualidade como um ponto relevante? Divide tudo com a gente nos comentários!

Confira também: