BGS 2022: Tudo o que você precisa saber sobre a próxima edição
BGS 2022: Tudo o que você precisa saber sobre a próxima edição
A maior feira de jogos da América Latina volta a ser uma grande festa presencial
Em outubro, São Paulo vai voltar a ser o palco do universo dos jogos. Afinal, está para acontecer sete dias de Brasil Game Show (BGS), a maior feira de games da América Latina. O evento é conhecido por trazer as novidades mais aguardadas dos games para as mãos do público brasileiro e promete sua maior edição para este ano. Confira tudo o que já foi confirmado na feira.
- Marvel, Genshin Impact e mais estandes
- Jogos independentes do Brasil e do mundo
- Competições e eSports
- Palco de cosplay
- Encontros e papos sobre jogos
- Quando e onde acontece a BGS 2022?
Marvel, Genshin Impact e mais estandes
Mesmo expandindo cada vez mais a variedade de atividades presentes no evento, o maior atrativo da BGS 2022 continua sendo seu incrível arsenal de jogos. A feira possui parceria com as maiores desenvolvedoras do mundo e sempre traz uma provinha dos grandes lançamentos do momento e de jogos que ainda estão por vir.
Este ano não será diferente. Mesmo que o evento ainda mantenha em segredo seus grandes nomes, pode esperar curtir demonstrações dos próximos sucessos de PlayStation 5, Nintendo Switch e PC. A Marvel, por exemplo, já confirmou que Midnight Suns estará disponível para quem quiser testar. Não dá para perder a chance de encontrar seus heróis favoritos.
E falando em heróis, prepare-se para encontrar seus queridinhos dos jogos de anime, porque uma grande novidade este ano é a parceria com a HoYoVerse. Entre outros jogos gratuitos, a empresa é responsável simplesmente por desenvolver Genshin Impact e promete trazer um estande todo tematizado para os fãs da franquia. Quem sabe não teremos mimos para quem fizer uma visitinha?
Nas últimas edições, o evento trouxe demonstrações de games super aguardados de estúdios como Ubisoft, Nintendo, Warner Bros. Games, PlayStation, Capcom, entre outras gigantes do segmento. Sem falar nos jogos trazidos pelas empresas de PC, em máquinas de última geração, como a HyperX que já confirmou presença. Ainda não saiu a lista completa de quem estará presente nesta edição, mas as expectativas já estão lá em cima.
Jogos independentes do Brasil e do mundo
Outra atração muito frequentada na feira é a Avenida Indie, um corredor onde é possível conhecer o que há de melhor sendo desenvolvido por equipes independentes. Esta área é sempre uma caixinha de surpresas. Com o orçamento limitado, os estúdios precisam ser ainda mais criativos para impressionar com seus jogos e o resultado sempre é coisa de outro mundo.
Nunca pensei que estaria me divertindo com um jogo sobre um pato em um mundo de RPG e outro sobre lixeiros usando aspiradores de pó no espaço. E ainda assim, esses acabaram sendo os jogos que mais me marcaram de toda a BGS 2019. Passear entre um mar de ideias tão absurdas é sempre uma experiência inesquecível, que estará de volta na 13ª edição do evento.
Além de convidar estúdios de diferentes cantos do mundo, a BGS também traz uma seleção incrível de desenvolvedores brasileiros. Essa é uma oportunidade de conhecer as tendências do mercado nacional, descobrir histórias com uma cara tipicamente brasileira e ainda bater um papo direto com os criadores de jogos incríveis.
O mais legal é ter a oportunidade dessa troca de energia com os próprios desenvolvedores. Muitas vezes esse é o primeiro contato desses pequenos jogos com o público e os feedbacks da galera podem ajudar a moldar o resultado final em algo ainda melhor. Vale a pena conferir de pertinho.
Competições e eSports
Para quem curte assistir competições eletrizantes, a BGS 2022 vai ser o palco de disputas acirradas no espaço Monster Energy BGS Esports e também no estande da Fast Shop.
E ainda tem mais disputas no espaço Monster Energy BGS Esports, que confirmou torneios masculinos e femininos de times profissionais de CS:GO, incluindo FURIA e Los Grandes, com premiação máxima de 50 mil reais. Outras cinco finais presenciais ainda vão acontecer na mesma arena, que reservou um espaço de 5000 m² para abrigar com folga um enorme palco, telão e 2000 lugares para a plateia.
Longe dos holofotes, desenvolvedores iniciantes de games topam um desafio quase impossível — criar um jogo do zero em 72 horas. Esta é a BGS Jam, uma disputa entre dez equipes de criadores com apenas três membros. Os jogos criados poderão ser jogados pelos visitantes da feira que decidem quem é o grande jogo vencedor, que leva 5 mil reais para casa. O segundo colocado ainda sai com 3 mil reais e o terceiro leva R$ 2 mil.
Palco de cosplay
E nenhuma feira nerd estaria completa sem a presença dos cosplayers, fãs extremamente dedicados que se fantasiam de seus personagens favoritos. Na BGS, não é difícil encontrar versões super realistas dos seus personagens favoritos dos games e dos animes andando pelos corredores. Eles costumam ser bem simpáticos, então não precisa ter vergonha na hora de tirar uma foto.
Este ano, além de sediar a tradicional competição da BGS Cosplay, o evento ainda trás uma iniciativa para incentivar que ainda mais cosplayers tenham a chance de prestigiar a feira — um concurso online antes do evento começar.
Até o dia 8 de setembro, quem publicar um vídeo no TikTok vestido de seu personagem favorito seguindo as regras do site pode conseguir uma credencial VIP para os 7 dias de evento. Os dez melhores de cada mês ainda terão seus vídeos exibidos em um telão durante o evento. Para saber mais e se cadastrar, basta entrar no site.
Encontros e papos sobre jogos
E por fim, não podemos esquecer que a BGS também é lugar de encontrar influencers e outras autoridades de games para bater um papo legal e tirar umas fotos. A edição deste ano vai contar com nomes conhecidos do Team Liquid, MIDIA e Mec Inc, que divertem milhões de pessoas na área dos eSports.
Além disso, palestras e discussões descontraídas sobre a indústria de jogos vão acontecer na BGS Talks. Quem quiser matar a nostalgia e reencontrar jogos da infância, poderá jogar videogames das décadas de 80 e 90 no espaço BGS Arcade, que promete trazer mais de 150 máquinas das antigas. E os amantes de música ainda contarão com uma presença muito ilustre: Shota Nakama.
Ele sabe que o nome dele é bem engraçado no Brasil, mas ele não se importa — na real, acha o maior barato. Gosta tanto do calor dos brasileiros que volta aqui todo o ano para apresentações musicais incríveis no palco de eSport. Dessa vez, o músico japonês não traz apenas a Video Game Orchestra, como também a primeira apresentação da Sonic Symphony, um concerto em homenagem aos 30 anos do personagem que rodará o mundo após sua estreia no Brasil.
Quando e onde acontece a BGS 2022?
Como de costume, a BGS 2022 acontecerá no Expo Center Norte, no bairro Vila Guilherme, em São Paulo. O evento abre suas portas para o público entre os dias 7 e 12 de outubro, das 13h às 21h. Para quem tem direito a meia-entrada ou estiver disposto a doar 1kg de alimento, o ingresso está custando a partir de R$119,40 no site oficial.
Leia também: