Ben Affleck, o Batman, profetiza que os cinemas só passarão filmes de franquias como Marvel no futuro
Ben Affleck, o Batman, profetiza que os cinemas só passarão filmes de franquias como Marvel no futuro
Ator e diretor analisa os rumos da indústria em entrevista.
Os tempos estão mudando e a indústria do entretenimento está sentindo o impacto. O avanço da popularidade dos streamings mudou o modo em que consumimos histórias, alavancando um aumento no surgimento de séries limitadas como nunca antes se viu. Em entrevista a EW, Ben Affleck profetizou que este será o fim do cinema como conhecemos.
Para o ator, que viveu o Batman na Liga da Justiça de Zack Snyder, há cada vez menos espaço para histórias sérias de drama nas telonas. E, apesar disso já estar acontecendo há um tempo, este efeito acabou sendo intensificado com o recente isolamento social.
“Vou dizer que, quando O Caminho de Volta saiu, foi lançado na semana em que fecharam os cinemas [para a pandemia]. Mas mesmo antes disso, eu sabia que este filme sobre luto e uma criança morrendo e alcoolismo e recuperação não ia levar adultos para os assentos,” confessa, “Estamos falando de Narcos: Mexico, Succession, Mare of Easttown. Existem essas coisas incríveis sendo feitas nas plataformas de streaming.”
Esta constatação fez o diretor analisar o passado, concluindo como estes novos rumos do cinema poderiam ter levado sua carreira para rumos completamente diferentes.
“Se eu tivesse que apostar, um drama coo Argo não seria feito para os cinemas hoje. Isso não faz tanto tempo. Seria uma série limitada,” reflete, “Acho que filmes nos cinemas vão ficar cada vez mais caros, tipo eventos. Eles vão ser mais para gente jovem, mais sobre ‘Olha, eu estou tão vidrado no Universo Marvel, mal posso esperar para ver o que vai acontecer.’ E só vão lançar 40 filmes nos cinemas, provavelmente, todos franquias, sequências ou animações.”
Ainda segundo o ator, uma das maiores provas dessa profecia é um de seus mais recentes fracassos de bilheteria: o filme O Último Duelo. O diretor Ridley Scott já havia culpado millenials pela performance morna do filme nos cinemas, mas o lançamento nos streamings trouxe a Affleck uma visão mais ampla do problema.
“O Último Duelo realmente pegou pra mim. Eu tive filmes ruins que não funcionaram e eu nem pisquei. Eu sei porque as pessoas não foram [ver] — porque eles não eram bons. Mas eu gostei do que fizemos [em O Último Duelo]. Gostei do que tinhamos para dizer. Estou muito orgulhoso dele. Então eu estava realmente confuso. E quando eu vi que ele foi bem no streaming, pensei ‘Bem, tá aí. Aqui é onde está o público [desse tipo de filme].'”
O que você acha do posicionamento do ator? Não deixe de comentar!
Fique com: