Batman: O plano para a sequência de Cavaleiro das Trevas antes da morte de Heath Ledger
Batman: O plano para a sequência de Cavaleiro das Trevas antes da morte de Heath Ledger
A trilogia de Nolan podia ter saído bem diferente
Sendo uma das maiores perdas do cinema, Heath Ledger se consagrou ao revitalizar um dos vilões mais conhecidos da cultura pop: o Coringa. O talento do ator somado a tragédia que se sucedeu após as filmagens de Batman: O Cavaleiro das Trevas, fez Ledger levar o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante na edição de 2009. Se o vazio já não parecia o suficiente, a partida do ator acabou mantendo uma versão de Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge engavetada.
Ou seria Coringa Ressurge? Como o motivo do sucesso do segundo filme da trilogia de Nolan, seria impossível pensar em uma sequência que não trouxesse o vilão de volta. Com uma versão muito mais violenta e sádica do Coringa que as anteriores, o roteirista David S. Goyer tinha planos para um arco maior para o vilão. Desde ser responsável pela criação do Duas-Caras em um terceiro filme até a possibilidade de se tornar uma figura sombria movendo as cordas de uma trama maior.
Qual era o plano para a sequência antes da morte de Heath Ledger?
Em um artigo publicado pela Premiere (via Screenrant), os planos de Goyer já envolviam o Coringa desde o final de Batman Begins. De acordo com o roteirista, a ideia para a primeira versão do roteiro envolvia apresentar Gordon e Harvey Dent se unindo ao Batman para derrotar o Coringa.
A grande diferença entre o trabalho inicial e o final é que Dent não se tornaria o Duas-Caras no fim de Cavaleiro das Trevas. Ao invés disso, o Coringa iria retornar na sequência e, em um julgamento, ele jogaria ácido em Dent. A cena faria paralelo com a origem do vilão nos quadrinhos. Nela, o chefe da máfia Sal Maroni joga ácido em Dent durante um julgamento.
A mudança do plano de Goyer percorre alguns motivos possíveis. Sendo Nolan o responsável por ter adiantado a transformação de Dent, isso pode sugerir que o diretor não tinha interesse em manter a participação de Ledger no futuro. A falta de interesse do diretor em fazer um terceiro filme também pode ser colocada na lista e, claro, não há por que esquecer do falecimento de Ledger.
Onde estava o Coringa em Cavaleiro das Trevas Ressurge?
Mesmo que Goyer tivesse planos para uma trilogia desde o início, Nolan não compartilhava de sua opinião. Demorou para que ele visse uma possibilidade de um terceiro filme e, quando aceitou a proposta da Warner Bros. tomou um caminho bem diferente do longa anterior. Enquanto o estúdio pensava em escalar Leonardo DiCaprio como o Charada, esperando capitalizar com o mesmo sucesso de Ledger como o Coringa, Nolan quis, intencionalmente, seguir uma direção completamente diferente: Bane.
Com o caos instaurado em Gotham e todos os arcos narrativos que percorrem o filme, parece claro que, em algum momento, o Coringa de Ledger daria as caras no filme. Goyer confirmou que queria o ator em uma sequência e a sua irmã revelou que ele estava muito orgulhoso pela sua performance e esperava poder retornar ao papel.
Infelizmente, nunca tivemos a chance de ver essa produção sendo feita e, também por isso, não há menção do paradeiro do Coringa em O Cavaleiro das Trevas Ressurge. Em uma entrevista de 2012, Nolan disse que deixar o arco do vilão intocado no segundo filme era uma forma de honrar a morte do ator.
Já a novelização do filme revela que o Palhaço do Crime, mesmo vendo seus colegas de cárcere fugindo, se manteve dentro do Asilo Arkham durante o Dent Act. Na trama, ainda existe a possibilidade dele ter escapado em algum momento, mas nada foi confirmado.
Aproveite e continue lendo: