As Aventuras de Jackie Chan: Relembre os 12 Talismãs de Shendu
As Aventuras de Jackie Chan: Relembre os 12 Talismãs de Shendu
Relembre os poderes e as histórias dos Talismãs do desenho de Jackie Chan
Se você era uma criança nascida na década de 90, com certeza cresceu assistindo TV Globinho e se recorda do desenho chamado As Aventuras de Jackie Chan. Nessa animação, existiam amuletos que representavam os 12 animais do Zodíaco Chinês e possuíam poderes diferentes, os chamados “Talismãs de Shendu“. Estamos aqui para te contar tudo sobre essas jóias tão cobiçadas da franquia!
- Os Talismãs
- Os poderes dos Talismãs
- Como Jackie Chan entra nessa história?
- O que aconteceu com os Talismãs?
Os Talismãs
No universo da série, as constelações possuíam um grande poder e esse poder era dividido em 12 seres, representados pelos 12 animais do zodíaco chinês. Cada um desses animais representava uma força diferente.
Por muito tempo esses poderes eram apenas energia espalhadas por todo o mundo, mas após a vinda dos 8 Irmãos Demônios para a Terra e eles terem sido derrotados e selados de volta em sua dimensão, Shendu foi enviado novamente à dimensão dos humanos para se vingar e conseguir trazer seus irmãos de volta para que juntos dominassem o mundo.
Com seu retorno, ele rodou o mundo absorvendo essas energias e poderes dos 12 animais, tendo força o suficiente para enfrentar os Imortais (os mesmos guerreiros que derrotaram ele e seus irmãos na primeira vez). Com isso, ele conseguiu expandir seu reino, mas deixou de lado a ideia de trazer seus irmãos de volta pois queria a glória só para ele.
Shendu governou por longos anos, um governo tirano e opressor que não agradou nem mesmo seus súditos, fazendo com que eles se voltassem contra seu líder. Traído pelos seus próprios seguidores, ele foi aprisionado em um formato de pedra com o auxílio de um feitiço extremamente raro.
Transformá-lo em pedra e o aprisionar foi a solução mais lógica para vencer, afinal ele era imortal. Além disso, os poderes dos animais do zodíaco chinês que ele tinha absorvido também acabam sendo transformados, mas em talismãs, sendo espalhados ao redor do mundo.
Os poderes dos Talismãs
Talismã do Tigre
Diretamente relacionado ao Yin Yang, esse talismã dá equilíbrio espiritual ao seu usuário, o fazendo controlar seu lado bom e mau. Porém, no desenho esse talismã se partiu ao meio, tendo duas partes e dando a capacidade de separar o Yin e o Yang de qualquer usuário que o possuir.
Talismã do Coelho
Esse Talismã dá a quem o possui o poder da alta velocidade e, se combinado com o Talismã do Galo, permite que quem o possuir voe.
Talismã do Dragão
Dá ao seu usuário o poder sobre o controle do fogo, permitindo que ele atire rajadas de fogo de seu próprio corpo.
Talismã da Cobra
Concede a invisibilidade a quem o possui.
Talismã do Cavalo
Seu portador adquire o poder de cura, de ferimentos a doenças. Também pode ser utilizado para quebrar magias que afetam o organismo humano.
Talismã do Carneiro
Permite que seu portador realize viagens astrais a partir da separação entre alma e corpo, além de dar o poder de controle sobre o sono de outras pessoas.
Talismã do Macaco
O usuário que estiver com esse talismã consegue se transformar em qualquer animal só de pensar ou dizer seu nome.
Talismã do Galo
Seu portador ganha o poder de levitação e, se combinado com o talismã do coelho, dará o poder de voo.
Talismã do Cão
Concede o poder da imortalidade quando está ativado, além de tornar seu usuário invulnerável.
Talismã do Porco
Quem o possui consegue lançar raios de calor pelos olhos.
Talismã do Rato
Dá vida a objetos inanimados com que entra em contato.
Talismã do Touro
Dá ao seu portador uma força descomunal, permitindo que ele erga objetos muito pesados, quebre objetos muito resistentes, além da super-força clássica para socos e golpes.
Como Jackie Chan entra nessa história?
Na história, Jackie Chan era um arqueólogo que, após se formar na universidade, decidiu se mudar e morar junto com seu Tio em São Francisco, para trabalhar em um museu próximo e auxiliar seu velho com a loja de antiguidades. O problema é que mesmo sem querer, ele se viu rodeado de criminosos e entre eles a organização conhecida como Mão Negra.
Essa Organização Criminosa era controlada por Valmont, que no auge de sua ambição fechou um trato com Shendu (isso mesmo, o Demônio Dragão petrificado). O acordo era que ele entregaria os 12 Talismãs de volta ao vilão para que ele voltasse a sua forma humanóide e em troca, Shendu lhe daria inúmeras riquezas.
Assim, a Mão Negra entra na história atrás dos Talismãs e acaba cruzando o caminho de Jackie. A Interpol criou um departamento em São Francisco para armazenar objetos místicos, conhecida como a Seção 13. Essa base era comandada por Augustus Black, um velho amigo de Jackie Chan.
Um certo dia, Jackie estava fazendo uma expedição para investigar um templo antigo e acaba se deparando com o Talismã do Galo, mudando sua vida durante toda a série. A partir daí, o arqueólogo trabalha em conjunto com a Seção 13 para recuperar esses 12 Talismãs misteriosos antes que a Mão Negra o faça primeiro.
O que aconteceu com os Talismãs?
Bem, a Sessão 13 conseguiu ficar com 9 Talismãs e a Mão Negra com 2. Porém, quando encontraram o último deles – o Talismã do Tigre – ele se dividiu em dois nas mãos do protagonista, fazendo com que o lado bom e o lado ruim de Jackie também se dividisse em duas pessoas e assim tudo deu errado.
O Jackie do mal invade a Sessão 13 para roubar todos os Talismãs e os leva até Shendu, com quem tinha feito um acordo em troca de riquezas. Assim, Shendu retorna a sua verdadeira forma humanóide e parte para Hong Kong, dando início ao seu plano de conquistar e se vingar daqueles que o aprisionaram.
Jackie e seus aliados vão até o castelo de Shendu – que emergiu em meio a cidade – e o Tio faz uma poção que se passada nas mãos, permite que seja possível pegar os Talismãs dentro do Shendu. E é depois de muita briga que Jackie ao lado de sua sobrinha, Jade, conseguem recuperar os 12 amuletos.
Utilizando o Talismã do Dragão, eles destroem a estátua de Shendu, o mandando de volta para a dimensão junto de seus 7 irmãos. Os Talismãs acabam nas mãos da Mão Negra, mas depois de um novo arco com os 8 Irmãos Demônios de volta à Terra, os poderes desses objetos são transferidos para os respectivos animais de cada signo e assim a primeira temporada se repete.
Mas, dessa vez Jackie e seus amigos não vão atrás de amuletos, e sim dos animais que herdaram esses poderes enquanto novos inimigos aparecem e a história para manter o equilíbrio do mundo continua.
Você conhecia a origem e a história dos 12 Talismãs que faziam tanto sucesso nas manhãs? sabia da importância deles pra franquia? O que você achava desse desenho? Divide sua opinião com a gente nos comentários!
Confira também: