Attack on Titan: Entenda motivo da briga entre Jean e Reiner
Attack on Titan: Entenda motivo da briga entre Jean e Reiner
Dessa vez não teve diálogo, teve soco e pontapé!
Atenção: Alerta de Spoilers!
Que Reiner é um traidor da Tropa de Exploração você já deve saber e, se acompanha Attack on Titan a um tempinho, sabe também que ele foi o principal responsável pela morte de Marco Bott, com a ajuda de Annie e Berthold – outros dois traidores infiltrados em Paradis. A grande questão sobre essa morte era o verdadeiro motivo ainda ser um mistério para os amigos de Marco, mas Reiner revelou a verdade, levando Jean a perder a cabeça o agredindo brutalmente.
Reiner é um personagem que passou por alguns traumas ao decorrer do anime e isso fez com que ele desenvolvesse um complexo de culpa e uma bipolaridade onde hora ele é um soldado marleyano cruel que segue os objetivos de Marley e em outros momentos ele se torna um garoto que se enche de culpa por todo o mal que já causou e todas as vidas que já tirou. Isso ficou nítido no episódio 84 da série adaptada de Shingeki no Kyojin.
Enquanto estavam ao redor de uma fogueira, os novos aliados de Marley e Eldia jogavam tudo no ventilador, revelando de forma fria seus piores pecados, mentiras e erros. Após ser exposta em relação ao seu passado, a personagem Yelena direcionou a conversa para Reiner e Annie, dois dos soldados eldianos de Marley que haviam feito parte do assassinato de Marco Bott, um antigo amigo de Jean, Mikasa, Connie e Armin.
Ao questionar Annie sobre o que realmente aconteceu, Reiner assume a responsabilidade da morte de seu “amigo”, afirmando que tudo havia sido ordens dele. Após descobrir a verdade sobre a identidade dos Titãs Blindado e Colossal – Reiner e Berthold, respectivamente – Marco acabou sendo deixado sem seus equipamentos de locomoção para ser devorado por um dos titãs durante a operação “tapa-buraco da muralha”. O garoto nem ao menos teve tempo de conversar e tentar um acordo, já que Reiner se mostrou irredutível sobre sua decisão de matá-lo e ainda assistiu ele ser devorado.
Após ouvir toda a verdade, Jean perguntou se seu amigo havia dito algo antes de morrer e Reiner respondeu que sim, ele havia dito “Nós ainda nem conversamos”. Porém, o que desencadeou a reação raivosa de Jean foi o discurso de Reiner, que veio logo após sua confissão, como se sua culpa o atormentasse até hoje. Ele diz:
“Enquanto eu assistia, eu fiquei pensando… Por que o Marco precisou ser comido por um titã? Tomado pela raiva, eu matei o titã pensando na ousadia dele de comer o Marco. Não me perdoem… Eu não tenho jeito… Me desculpe.”
Jean pede para ser poupado desse discurso de arrependimento, afirmando que a culpa havia bagunçado a cabeça de Reiner, mas o portador do Blindado continua e no momento em que se desculpa, é brutalmente atingido por um soco e, em seguida, inúmeros golpes violentos. Armin e Connie tentam conter Jean, que mesmo sendo segurado segue desferindo chutes contra Reiner que nem sequer reagiu. Ele só para quando Gabi se coloca entre eles e acaba sendo acertada por um chute, fazendo com que Jean voltasse a si.
A raiva do garoto é compreensível, apesar do roteiro querer nos apresentar uma redenção genuína do personagem agora que ele se aliou “aos mocinhos”, se sentir culpado não apaga a morte de seu colega e nem a forma cruel em que ela aconteceu, muito menos como Jean o encontrou morto.
Ter escondido isso por tantos anos e ter permanecido ao lado da tropa após o ocorrido torna tudo ainda mais indigesto. Mas e você, passa pano para a atitude agressiva de Jean, ou aceita as desculpas de Reiner? Divide com a gente nos comentários!
Confira também: