Attack on Titan: Anime revela mais sobre as intenções de Eren
Attack on Titan: Anime revela mais sobre as intenções de Eren
Novo episódio voltou os holofotes para Eren mais uma vez
Atenção: Alerta de Spoilers!
Após inúmeros episódios direcionando a história de Attack on Titan para a trama dos Yeageristas contra a Aliança, o último episódio do Final Parte 2 preferiu focar no protagonista. Nele, vemos um pouco mais da trajetória de Eren, incluindo seus últimos momentos ao lado de seus amigos, que ele quer proteger ao destruir o resto do mundo.
A Parte 1 da temporada final de Attack on Titan nos apresentou um Eren bem diferente do que estávamos acostumados a ver. O garoto invadiu Marley e matou inúmeros inocentes com seu Titã de Ataque, assim como fizeram em sua ilha. Porém, pouco se sabia sobre o que levou o personagem por esse caminho.
Por mais que seu desejo de proteger seus amigos sempre seja reforçado como “o motivo para dar início o Rugido da Terra“, não havia sinais claros sobre como ele havia seguido esse caminho. Aos poucos fomos apresentados à ideia de que ele consegue ver as memórias de antigos portadores graças a habilidade de seu Titã e teve um vislumbre do futuro após beijar a mão de Historia, que é da família real.
Esse último fato talvez tenha sido o mais importante. Eren já sabia o que estava por vir após seu contato com Historia – mesmo que não saibamos até onde no futuro ele viu – e mesmo assim ele atravessa o oceano e vai até Marley pela primeira vez, tentando buscar segurança para a Ilha Paradis através de diplomacia ao lado de seus amigos da Tropa de Exploração.
Porém, é a partir de uma reflexão de Mikasa que vemos uma perspectiva diferente do personagem. Nessa primeira viagem ao continente, Eren já não era mais aquele garoto com brilho nos olhos, ele já tinha visto partes do futuro e já estava lidando com o peso de sua decisão de destruir o mundo sozinho.
Mikasa finalmente entende que Eren na verdade nunca mudou e todas as suas falas até aquele último momento juntos demonstravam que ele tinha um plano. Porém, em certa cena Eren aparece chorando ao olhar para o vilarejo onde estava. Ele sabe que num futuro não tão distante, aquele lugar será destruído e todas aquelas pessoas boas e inocentes pagarão o preço por sua culpa.
Mesmo demonstrando sentimentos sobre o que estava prestes a fazer, ele não hesita. Descobrimos que desde o começo ele nunca foi a favor do plano de Zeke e pediu ajuda a Floch para manter um “teatro”, para que impedisse o plano de Zeke e as coisas se mantivessem sob controle na Ilha enquanto o Rugido da Terra acontecia. Novamente, Eren reforça que suas atitudes são para proteger seus amigos para que eles levem o resto de suas vidas felizes.
Desde que viu tudo o que aconteceria, as intenções de Eren nunca foram um segredo – apesar de seus motivos soarem confusos – e por mais que muitos fãs não entendam tamanha mudança do personagem, o episódio 87 veio para nos mostrar que, apesar de ter perdido seu brilho no olhar, Eren nunca deixou de ser o mesmo que preza por liberdade para seus amigos (mesmo que esteja fazendo isso da pior forma possível).
Mas e você, o que achou do episódio 87? Gostou da trama ter novamente focado no protagonista? Ou preferia continuar acompanhando a missão da Aliança? Deixe nos comentários!
Confira também: