Attack On Titan: Criador se desculpa pelo final controverso do mangá

Capa da Publicação

Attack On Titan: Criador se desculpa pelo final controverso do mangá

Por Junno Sena

Entre o romance de Mikasa e Erin e as decisões do protagonista, o final de Attack on Titan não foi bem recebido pelo público. Recentemente, o seu criador, Hajime Isayama, foi para a Anime NYC, maior convenção de franquias de animação japonesa da América do Norte. Durante um dos painéis do evento, o autor revelou que, assim como os fãs, ele também sofre para aceitar o final de sua história.

Sendo uma das maiores controversias no mundos dos animes e mangás, o final de Attack on Titan não agradou boa parte do público. Parte do motivo tem ligação com Hajime ter tido apenas seis páginas para dar um fim para a história de Eren e dos Titãs. A falta de um desenvolvimento adequado levou a determinadas escolhas soarem bruscas ou rasas.

Eren e Mikasa de Attack on Titan.

Mas, aparentemente, alguns ainda apreciam o trabalho de Hajime e o complicado universo de Attack on Titan. Por esse carinho especial, o autor agradeceu aos fãs, dizendo que esteve triste com o resultado “por um bom tempo”.

“Quero expressar a minha gratidão a todos os fãs. Eu não tinha certeza sobre como me sentir sobre o fim da história. Eu estava passando por dificuldades na época e peço desculpas. Fiquei triste por um bom tempo até que ontem, conheci alguns fãs durante uma sessão de autógrafos. Fãs me disseram que o final tinha sido ótimo e que haviam amado ele. Isso me fez muito feliz e viajar até Nova York foi uma experiência incrível. Obrigado,” explicou o autor.

Qual o final de Attack On Titan?

Até o capítulo 138, nós acompanhamos Eren comandando um genocídio. O personagem se transforma em um titã gigante, desperta todos os Titãs Colossais das Muralhas da Ilha Paradis e comanda uma marcha mortal na intenção de destruir todo o mundo.

A princípio, Eren tinha suas motivações. Como um Eldiano, apenas queria ver o seu povo livre. Ou pelo menos era isso que acreditávamos até o fim mangá. No capítulo 139, uma conversa entre Eren e Armin nas Coordenadas — local a que apenas o Titã Fundador tem acesso e pode levar Eldianos para lá quando necessário — temos novas informações sobre as decisões do anti-herói.

Páginas finais de Attack on Titan

Armin descobre que Eren teve acesso ao futuro após beijar a mão de Historia e foi a partir dali que o garoto se perdeu, vendo a necessidade de cometer tantas atrocidades. Esse ponto foi o suficiente para fazer alguns dos leitores do mangá revirarem os olhos.

Armin, então, perdoa as atitudes de Eren e um romance é explorado entre o protagonista e Mikasa, personagem que possuía uma relação similar a de uma irmã com Eren. O capítulo acaba com os membros da Aliança voltando para a Ilha Paradis, mas temendo serem atacados por esses Yeageristas, enquanto Mikasa aparece vivendo na Ilha, sentada na árvore onde Eren sempre dormia quando eles eram crianças.

Ainda não se sabe se a parte final do anime seguirá fielmente as decisões do mangá. É esperado que ela chegue ao público em algum momento de 2023.

Aproveite e continue lendo: